concurso Petrobras concurso público
Vagas TI

Concurso Petrobras: confira orientações para a prova deste domingo, 20

Cebraspe listou itens que não devem ser levados para os locais de prova

2 Minutos de Leitura

Os inscritos no Concurso Petrobras responderão a prova objetiva neste domingo, 20. E o Cebraspe, organizador da seleção, listou algumas recomendações para o dia da avaliação.

No dia da prova do concurso Petrobras, a recomendação é chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência. Dessa forma, o concorrente evita correrias e atrasos.

Além disso, o candidato deve levar consigo um documento de identidade original; o comprovante de inscrição ou do pagamento da taxa de inscrição; e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de habilitação em modelo digital, carteira de identidade ou documentos danificados não serão aceitos.

Além disso, os concorrentes devem ficar atentos à lista de materiais proibidos, entre eles:

  • Aparelhos eletrônicos, como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 player, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador e receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e borracha;
  • Quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro;
  • Qualquer recipiente ou embalagem, que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).
Dicas: aprenda como ir bem em concursos públicos na área de TI
Candidatos devem ficar atentos à lista de itens proibidos na sala de prova (Foto: Divulgação)

Prova do concurso Petrobras terá 120 questões

A prova objetiva do concurso Petrobras será composta por 120 questões. Assim, a avaliação terá itens de Conhecimentos Básicos e Específicos.

A parte de Conhecimentos Básicos trará 50 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Os outros 70 itens serão de Conhecimentos Específicos, que variam de acordo com o cargo pretendido.

A avaliação tem caráter eliminatório e classificatório. Assim, para garantir a aprovação, os candidatos precisam alcançar:

  • Nota superior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;
  • Mais de 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • Nota superior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

Concurso oferece mais 3,7 mil vagas

O concurso Petrobras oferece 3.780 vagas, sendo 410 destinadas a profissionais da área de TI. Mas, do total de vagas, 757 são para início imediato e as outras 3.023 para formação de um cadastro de reserva.

Ou seja, os aprovados no cadastro poderão ser convocados ao longo do prazo de validade do concurso. Conforme consta no edital da seleção, a validade é de 12 meses, contados a partir da data de homologação do resultado final. Mas, o período ainda pode ser prorrogado uma vez, por mais 12 meses.

As vagas para área de TI são para analistas de sistemas nas seguintes especialidades:

  • Engenharia de software (26 vagas imediatas e 104 para cadastro);
  • Infraestrutura: oito vagas imediatas e 32 para cadastro;
  • Processos de negócios: 15 vagas imediatas e 60 para cadastro;

Também há chances para cientistas de dados. Nesse caso, são 33 vagas imediatas e 132 para formação de cadastro.

Além disso, ainda há chances para profissionais de outras áreas, como Administração e Engenharias. Para todos, a remuneração mínima é de R$11.716,82.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias