Governo Federal lança edital para desenvolvimento de projetos de Inteligência Artificial. Entenda
Curiosidades

Marília SP inaugura Centro de Inovação, com projetos baseados em Inteligência Artificial e Metaverso

Local também funcionará como uma aceleradora de startups de diferentes segmentos

1 Minutos de Leitura

Na última segunda-feira, 10, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve em Marília SP para uma série de agendas. Entre elas, a inauguração do Centro de Inovação Connect-ACIM de Marília SP, que terá projetos baseados em Inteligência Artificial e no Metaverso.

Além disso, o local funcionará como uma aceleradora de startups. O espaço conta com 1,2 mil m² interligados, com sistemas que utilizam a Inteligência Artificial.

“Estamos preparando a entidade para o futuro. Tanto que em breve o nome da associação comercial vai incorporar a palavra Inovação no lugar de Industrial. Passaremos a ser: Associação Comercial e de Inovação de Marília”, disse Adriano Luiz Martins, dirigente da Associação.

O ministro também conheceu o projeto Metafuter, projeto baseado no metaverso que está sendo desenvolvido no município. Ainda não foram divulgados detalhes sobre como a iniciativa vai ser explorada na prática, no entanto, Pontes destacou o potencial da tecnologia:

 “Quando você vê sistemas como esse, você vê a oportunidade de personalizar sistemas. Eu vejo isso aí na educação, na formação profissional e em diversas outras áreas”, destacou o ministro Marcos Pontes.

Metaverso: de que forma Realidade Virtual está mudando o futuro do trabalho
Município quer explorar Metaverso em diferentes áreas (Banco de Imagens/Reprodução)

Além do Centro de Inovação de Marília SP, outros municípios devem ter ambientes focados em tecnologia

Pontes ainda visitou a área para a futura instalação do Parque Tecnológico de Marília. O local, no distrito de Lácio, tem cerca de 200 mil m². O investimento no Parque Tecnológico pode chegar a quase R$ 30 milhões.

Vale lembrar que recentemente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações abriu uma Chamada Pública que destina R$180 milhões para a implantação de parques tecnológicos no país. Esses ambientes tem como ponto focal a tecnologia.

Assim, um parque tecnológico diferencia-se de um distrito industrial por conta de uma gestão voltada à inovação, que estabelece estratégias para integração entre as empresas, com as instituições de ensino e pesquisa, além de serviços especializados para apoiar a competitividade e inovação das residentes deste ambiente.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias