Eventos e Conferências de TI

Inscrições do Imagine Cup, competição global da Microsoft para estudantes, encerram esta semana. Confira

2 Minutos de Leitura

Inscrições ficam abertas até o dia 15 de janeiro, no site da competição

No próximo sábado, 15, encerram as inscrições da Imagine Cup 2022, competição estudantil organizada anualmente pela Microsoft. Os cadastros devem ser feitos no site do torneio.

Estudantes de todo o mundo se reúnem em um torneio para resolver desafios globais. Este ano, a competição tem foco em quatro categorias: terra, Educação, Saúde e Estilo de Vida.

Assim, cada equipe deve apresentar uma solução que atenda as necessidades nessas frentes, incluindo um componente do Microsoft Azure. Além disso, é preciso considerar a diversidade, inclusão e acessibilidade.

Além da experiência adquirida com a participação na competição, os estudantes podem garantir mentorias, oportunidades de trabalho e prêmios em dinheiro. De acordo com a Microsoft, muitos chegam a seguir carreira na empresa.

Conforme na página da competição, os projetos avaliados serão avaliados em fevereiro de 2022. Já a data das finais mundiais e do campeonato mundial ainda terão datas anunciadas.

Brasileiros estiveram presentes em todas as edições da competição

Esta é a 20º edição da competição e todas contou com a participação de brasileiros. Assim, já foram mais de 200 mil estudantes do Brasil encaminhando projetos ao Imagine Cup, sendo nove equipes nacionais campeãs.

Por exemplo, a equipe Signum Games da universidade Positivo, localizada em Curitiba, no Paraná. O grupo foi a campeão mundial na edição de 2011 da Imagine Cup com o projeto “U Can”, na categoria game design Windows Xbox.

O evento ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos. Essa foi a terceira vez em que o Brasil foi reconhecido na categoria de games na história da competição.

O “U Can” é um game de estratégia, onde os jogadores estimulam seu pensamento estratégico. No game, o personagem está em uma cidade e deve resolver problemas, mas por meio de boas ações e voluntariado. Assim avançam pelas fases.

O jogo ficou em destaque entre as 80 soluções apresentadas. Na época, para participar, os estudantes precisavam desenvolver uma solução com base nas metas do milênio da ONU.

Ex participante do Imagine Cup inventiva inscrições no programa

Rafaela Costa, uma das integrantes da equipe vencedora, conta que além do prêmio de US$8 mil, os integrantes receberam um convite para fazer parte da universidade Positivo. Além disso, algumas empresas os convidaram para publicar o título.

Rafaela disse à Microsoft que ganhou uma nova vida após a participação na Imagine Cup.

“Foi uma verdadeira transformação positiva em minha carreira. Depois disso, fui convidada a palestrar sobre o impacto da Imagine Cup em minha vida e a incentivar, especialmente, a entrada de mulheres no setor de TI”, afirmou.

Após se formar, Rafaela tornou-se professora na Positivo. Mas, ela não só incentivou os jovens a inscreverem suas ideias na Imagine Cup, como treinou equipes finalistas. Inclusive, uma delas foi ganhadora em edições posteriores da competição.

Por conta dessa relação próxima com a Microsoft e o Imagine Cup, Rafaela também participou como juíza em uma das edições da Imagine Cup. Atualmente, Rafaela vive nos Estados Unidos e trabalha como Program Manager em diferentes projetos.

“A Microsoft sempre esteve aberta e cheia de oportunidades, cabe às pessoas saberem aproveitá-las. Ainda que os estudantes não vençam, só o fato de participar e estar envolvido nesse processo já facilita o surgimento de oportunidades de networking e trabalho que valem para toda a sua carreira”, destacou.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Mais de 40 mil visitantes participaram presencialmente da CES 2022. Veja

CES 2022 retoma evento presencial com discussões sobre tecnologia, saúde e segurança. Saiba mais

Nvidia anuncia diversas novidades na CES 2022, incluindo notebooks, GPUs e novos jogos. Saiba mais

Após avanço da variante Ômicron, organizadora reduz tempo de duração da CES 2022. Saiba mais

Novo padrão HDMI deve ser apresentado na CES2022. Saiba mais

Hyundai apresentará sua visão sobre robótica e metaverso na CES 2022. Saiba mais

Microsoft cancela presença na CES 2022. Saiba mais

Uso de tecnologia na área da saúde ganhará destaque durante a CES 2022. Saiba mais

Samsung prepara discurso sobre tecnologia e humanidade para abertura da CES 2022. Saiba mais

Após dois anos, CES 2022 terá evento presencial em Las Vegas

Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *