Curiosidades da Google

Google apresenta recursos para conectar uma casa inteligente na CES2022. Conheça as novidades

3 Minutos de Leitura

Novidades devem chegar aos consumidores ao longo de 2022

Esta semana está sendo realizada a CES 2022. No evento, o Google anunciou mais recursos para quem quer conectar sua casa inteligente.

De acordo com a empresa, uma casa nos EUA em 2021 tinha, em média, 25 dispositivos conectados. Com base nesse número, a empresa começou a trabalha em novidades que:

  • Possibilitem ao consumidor escolher os dispositivos sem se preocupar com a marca;
  • Livrem o consumidor da obrigação de configurar ou recuperar o histórico de cada aparelho toda vez que alterna o seu uso.

“São avanços que resultam de nossos esforços em oferecer formas mais simples e úteis de se conectar. Afinal, o Android foi criado para ser usado por todos, em qualquer lugar, e dar às pessoas mais liberdade no momento da escolha de seus dispositivos”, destacou a empresa.

VEJA TAMBÉM:

Veja os recursos anunciados pelo Google para quem quer uma casa inteligente

Mais dispositivos com suporte para pareamento rápido

Uma das primeiras atualizações divulgadas foi a ampliação do número de equipamentos que terão suporte pareamento rápido do Google. Ou seja, recurso de pareamento via Bluetooth, que configura instantaneamente dispositivos conectados à casa inteligente.

“Atualmente, o Pareamento Rápido oferece suporte de conectividade de áudio em fones de ouvido, alto-falantes, carros e tecnologias vestíveis (wearables). Neste ano, iremos estendê-lo também para Chromebooks, TVs e dispositivos domésticos inteligentes”, explicou a gigante da Tecnologia.

Assim, a partir das próximas semanas, os fones de ouvido habilitados para pareamento rápido serão detectados e emparelhados automaticamente pelo Chromebook. Além disso, quem adquirir um Cromebook em 2022, poderá configurá-lo rapidamente por meio de um dispositivo Android.

Dessa forma, o usuário garante acesso imediato a todas as informações salvas. O login de sua conta Google e senha Wi-Fi, por exemplo.

A empresa ainda promete pareamento rápido para conectar fones de ouvido a televisores Google TV ou Android TV. Já o suporte integrado do sistema Matter para android permitirá a conexão, em apenas alguns toques, de diferentes dispositivos domésticos inteligentes ao Google Home e aplicativos complementares.

Bloqueio e desbloqueio de dispositivos

Nos próximos meses, o Wear OS receberá um recurso que permitirá aos usuários desbloquear e acessar instantaneamente seu Cromebook, smartphone ou tablet Android, por meio de seu smartwatch, se os dispositivos estiverem próximos.

Além disso, as chaves digitais para automóveis terão mais funcionalidades. Atualmente, o recurso permite utilizar smartphones Samsung ou Pixel compatíveis para bloquear, desbloquear e ligar veículos BMW habilitados.

No fim deste ano, quem tiver um aparelho com tecnologia Ultra Wideband (UWB), nem precisará tirá-lo do bolso para acionar a sua chave. “Estamos trabalhando para trazer as chaves digitais para mais telefones e veículos Android ainda este ano.”

Recursos Google para uma casa inteligente otimizam tempo dos consumidores (Foto: Divulgação)

Compartilhamento de mídias entre dispositivos

O Google também está desenvolvendo uma tecnologia para que fones de ouvido possam alternar automaticamente de equipamento. “Ou seja, se você estiver usando um headset via Bluetooth para ver um filme em seu tablet Android e, enquanto isso, receber uma ligação, o filme será pausado e o áudio do fone será automaticamente alterado para o seu smartphone.Terminada a chamada, o áudio retornará para o filme a que estava assistindo.”

E tem mais: o áudio espacial. O recurso tem como objetivo fazer com que o consumidor se sentir in loco quando estiver assistindo a algum conteúdo com o seu headset. “Para isso, a tecnologia adapta o som com base nos movimentos de sua cabeça, posicionando o áudio no espaço ao seu redor”, explicou a empresa.

Outro recurso que está sendo trabalhado é o que torna mais fácil transferir e gerenciar conteúdos em qualquer dispositivo. “Estamos levando o Chromecast integrado para mais marcas, começando nos próximos meses com todos os alto-falantes inteligentes e soundbars Bose.”

Assim, com mais recursos adicionados ao Phone Hub, os consumidores poderão realizar mais tarefas em seus Chromebooks. Será possível usar o dispositivo para visualizar e responder a notificações de chat, alterar a função ‘Não perturbe’ ou continuar navegando nas guias recentes do Chrome. Além disso, o Phone Hub receberá o Camera Roll, o que torna o acesso às suas fotos e vídeos mais recentes tão fácil quanto um clique.

VEJA TAMBÉM:

Novos recursos para PCs e Android

Por fim, a empresa destacou que, pela primeira vez, está focada na construção de funcionalidades para outras plataformas. Por exemplo, ao conectar, por meio do Pareamento Rápido, seu telefone Android ao PC com Windows, você poderá configurar rapidamente acessórios Bluetooth, sincronizar mensagens de texto e compartilhar arquivos via Nearby Share.

“Estamos trabalhando com Acer, AsusHP e Intel para trazer essas novas experiências para PCs selecionados com sistema Windows ainda este ano”, ressaltou.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Google oferece cursos online gratuitos de curta duração em diferentes áreas. Veja como acessar

Modo Companion promete trazer mais interatividade para reuniões no Google Meet ou Nest Hub Max. Saiba mais

Google libera funcionalidade de tradução ao vivo no Google Meet. Veja

Google pode estar preparando lançamento de um smartphone dobrável em 2022. Entenda

Investindo em segurança cibernética, Google adquire startup israelense Siemplify, por US$500 milhões. Saiba mais

Novas regras do serviço do Google Drive podem bloquear arquivos. Veja

Google lança Android 12 Go, com maior privacidade e melhorias de desempenho. Saiba mais

Veja quais as melhores extensões do Google Chrome em 2021

Google Drive terá atualização que visa à organização de pastas e arquivos em 2022. Confira

Retrospectiva Google 2021:Veja as respostas que o mundo buscou neste ano

Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *