Vagas TI

Dicas: aprenda como ir bem em concursos públicos na área de TI

2 Minutos de Leitura

2022 promete muitas vagas em concurso públicos para TI, portanto é importante saber a melhor forma de se preparar

Encontrar boas vagas na sua área de atuação é tudo o que qualquer profissional almeja. Pensando nisso, o time do Programadores Brasil entrou em contato com o professor Rogerão Araújo.

Araújo é auditor Federal de Finanças e Controle no Tesouro Nacional e professor de Tecnologia da Informação e prestador de serviço no Gran Cursos Online e tem curso na Udemy, para dar dicas de como ir bem em provas de concursos públicos na área de TI.

Dicas: aprenda como ir bem em concursos públicos na área de TI

VEJA TAMBÉM:

O que priorizar na hora de estudar para concursos públicos na área de TI?

De acordo com o professor Rogerão Araújo, na hora de se preparar para concursos na área de TI, surpreendentemente, o candidato deve focar em assuntos que não têm relação com TI. Um exemplo seria: Português, Inglês, Raciocínio Lógico, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

“Esses assuntos são da parte básica das nossas provas, excluindo um ou outro, dependendo do edital. Porém, no geral, são esses assuntos básicos que devemos priorizar”, aconselha Araújo.

É claro que os assuntos específicos da área não ficam de fora da prova. Por isso, para conhecimentos específicos, é necessário estudar o edital do concurso. Isso porque o direcionamento de seu estudo deve vir das informações dele, pois, às vezes há separação de cargos, como Desenvolvimento de Sistemas, Infraestrutura de TI, Governança de TI, Análise de Sistemas, etc.

Entretanto, os assuntos de Governança de TI, tais como COBIT, ITIL, CMMi/MPS.BR, PMBOK, são comuns aos cargos. “Se o edital não tiver separação de cargos, então os candidatos irão estudar vários assuntos. Quase uma revisão do curso de Bacharelado em Ciência da Computação”, comenta o professor.

Área em ascensão

Necessidades de profissionais de TI sempre estão em alta para os órgãos públicos. Dessa forma, vale a pena investir em algumas horas de estudo para agarrar as oportunidades. Além disso, segundo Araújo, o que vai definir o surgimento de concursos na área é o orçamento. Portanto, o ano de 2022, promete muitas vagas nessa área, devido ao retorno econômico, após os maiores picos da pandemia.

“Concursos na área de TI sempre foram uma realidade. Há um bom tempo TI deixou de ser uma área de apoio para ser uma área estratégica. Quase todo órgão público, principalmente os federais, possui uma gerência ou núcleo para o trabalho de Governança e Gestão de TI, devido a importância da área”, comenta professor Araújo.

VEJA TAMBÉM:


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Meta tem inscrições abertas para programa de trainee até o dia 31 de janeiro. Veja como participar

Trainee Renner oferece vagas para diferentes áreas de atuação e tem chances para profissionais de tecnologia. Veja

Banco da Amazônia abre inscrições de concurso, com vagas para TI. Veja como concorrer

Concurso CGU: prazo para pedidos de isenção da taxa encerram amanhã (8). Saiba mais

Ifood lança iniciativa para contratação de profissionais negros na área Tech. Saiba mais

O que faz um auditor da CGU? Confira as atribuições do cargo que oferece 80 vagas para área de TI no concurso da controladoria

MultiRio abre processo seletivo com vagas para TI. Veja como concorrer a uma oportunidade

Último dia de inscrições do concurso Petrobras. Veja como se inscrever

Concurso CGU tem inscrições abertas para 80 vagas na área de TI e outras. Confira

O que os aprovados no concurso Petrobras podem esperar do ambiente de trabalho? Confira

Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *