CriptomoedasCuriosidades

Desafio do Banco Central vai avaliar soluções tecnológicas para implementação de moeda digital no Brasil

2 Minutos de Leitura
Banco Central

Prazo para envio de propostas fica aberto até o dia 11 de fevereiro, no site do programa

Estão abertas as inscrições do LIFT Challenge Real Digital. O desafio do Banco Central avaliará soluções tecnológicas relacionadas à implementação de moeda digital no Brasil.

De acordo com o banco, a iniciativa avaliará os riscos da adoção do Real Digital. É “(…) clara a necessidade de se ponderar potenciais e riscos para as aplicações específicas [de CBDCs] a cada país. Dessa forma, para que possamos avançar com segurança, é necessário promover testes”, disse Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.

Os interessados podem enviar propostas no site do programa, até o dia 11 de fevereiro. Os participantes terão acesso a um ambiente colaborativo. O projeto, idealizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), conta com a parceria com o Banco Central.

Banco Central
O Banco Central busca empresas com capacidade de implementação de um sistema complexo (Foto: Divulgação)

O principal objetivo é identificar as características fundamentais de uma infraestrutura para o Real Digital.

“Padronização, interoperabilidade, reutilização de protocolos e composição de serviços financeiros – que são características trazidas pela programabilidade do Real Digital – podem fazer com que novos produtos financeiros cheguem mais rápido a um público mais amplo e operando com valores médios abaixo do que hoje é possível. Os potenciais de uso do Real Digital para promover a inclusão financeira são muito elevados”, destacou Fabio Araujo, da Secretaria Executiva (Secre) do BC.

Dada a importância do projeto, o Banco Central busca por propostas de empresas maduras. Ou seja, com capacidade de implementação de um sistema complexo, como o Real Digital.

VEJA TAMBÉM:

Soluções tecnológicas propostas ao Banco Central para implementação de moeda digital no Brasil seguirá alguns critérios

“Não se pode ignorar, contudo, o modelo de negócio que se pretende viabilizar sobre esse sistema. Empresas que apresentem apenas a capacidade para oferecer infraestrutura ou apenas a capacidade de oferecer um caso de uso para o Real Digital não estão no foco desse desafio”, explicou Fabio.

Roberto Campos Neto completou: “nosso público-alvo são participantes do mercado, reunindo um público qualificado de bancos e instituições de pagamentos, fintechs e empresas de tecnologia com interesse em desenvolver um produto minimamente viável (MVP do inglês minimum viable product) com base no Real Digital”.

O Banco Central irá priorizar projetos alinhados as seguintes categorias de casos de uso em um ambiente online:

  • Entrega contra Pagamento (DvP da expressão em inglês delivery versus payment) voltado à liquidação de transações com ativos digitais, tanto nativos do ambiente digital quanto tokenizados;
  • Pagamento contra Pagamento (PvP da expressão em inglês payment versus payment) voltado ao câmbio entre moedas;
  • Internet das coisas (IoT da expressão em inglês internet of things) voltado à liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas;
  • Finanças descentralizadas (DeFi da expressão em inglês decentralized finance) voltado à definição de protocolos com liquidação baseada em uma CBDC e tendo em vista requisitos de conformidade e supervisão estabelecidos em norma.

As propostas seguirão as regras da Coordenação do Comitê Executivo de Gestão. Assim, a submissão das propostas ocorrerá em duas fases:

  1. Manifestação de interesse de participação na edição, informação do responsável pela proposta e desenvolvimento da comunicação ao longo do período de realização do LIFT Challenge;
  2. Descrição do projeto, aceitação das condições do programa e um vídeo contendo a ideia geral do projeto e destacando aspectos inovadores dele, num total de até 5 minutos.

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Conexão 5G e os sistemas da aviação nos EUA: FAA alerta sobre riscos de interferência. Veja

Diretor de negócios do YouTube anuncia encerramento da divisão de conteúdos originais da empresa. Saiba mais

CNN Brasil se prepara para ingressar no metaverso em 2022. Saiba mais

BMW iX: lançamento do carro inteligente da marca no Brasil ocorrerá durante live no metaverso. Entenda

Programa de pré-incubação de startups da Samsung tem inscrições abertas até quinta (20)

Startup britânica Bellwether faz primeiro teste de carro voador. Veja

Crypto Rio: prefeitura do RJ cria grupo de trabalho para avaliar lançamento de criptomoeda carioca. Saiba mais

Anatel atualiza lista de celulares 5G homologados. Veja

Metaverso e Web 3.0: especialistas avaliam como esses dois conceitos se relacionam. Confira

Em evento, ministro da Ciência fala sobre futuro da exploração espacial no Brasil. Veja

Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *