A prefeitura do Rio de Janeiro pretende criar sua própria criptomoeda. A informação veio do próprio prefeito da cidade, Eduardo Paes, que fez tal afirmação na abertura da Rio Innovation Week, na última quinta-feira (13).
“Vamos lançar o Crypto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda”, disse Eduardo Paes.
No dia seguinte, sexta-feira (14), veio a público um decreto que cria um grupo de trabalho para propor ações relacionadas ao desenvolvimento do mercado cripto. Assim, o principal objetivo é impulsionar a economia carioca nesse universo.
O grupo, coordenado pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, vai estudar formas de estimular o uso das moedas. Entre elas a oferta de descontos ao contribuinte no pagamento do IPTU, por exemplo.

Criptomoeda do Rio
De acordo com a prefeitura da cidade carioca, as moedas digitais receberão o nome de Crypto Rio. Em suma, elas ajudarão na ampliação de recursos para projetos estratégicos da cidade.
Além disso, em nota a prefeitura também confirma o estudo para aplicação do Tesouro em criptomoedas. O resultado do trabalho do grupo vir a público em 90 dias, a contar da publicação do decreto.
De acordo com Paes, a principal intenção do projeto é fazer investimentos futuros em inovação e tecnologia, como fez a cidade americana, Miami, e falou sobre a criação do Porto Maravalley, área do Porto Maravilha com incentivos fiscais para empresas do segmento tech.
“Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se pagar com bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se pagar em bitcoin. Vamos estudar o arcabouço jurídico para fazer isso”, afirmou o secretário da Fazenda, Pedro Paulo.
Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular
Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.