Aviação
Internet 5G

Conexão 5G e os sistemas da aviação nos EUA: FAA alerta sobre riscos de interferência. Veja

O motivo da preocupação seria a complexidade dos sistemas de aviação estadunidenses

2 Minutos de Leitura

Assim como no Brasil, diversos outros países trabalham na implementação do 5G. Mas, nos Estados Unidos, a situação é polêmica. Isso porque a conexão 5G pode prejudicar os sistemas de aviação dos EUA.

De acordo com a Federal Aviation Administration (FAA), a implantação do 5G envolve uma nova combinação de níveis de potência, frequências, proximidade das operações de voo, entre outros fatores. Assim, será preciso impor restrições às operações de voos usando certos equipamentos de radar altímetro, próximos às antenas em redes 5G.

Porém, tais restrições devem causar alterações no sistema de aviação estadunidense, visto que horários e operações de voos devem ser afetados. A agência se comprometeu a continuar trabalhando para a redução dos efeitos dessa interrupção. A busca é pela integração segura do 5G e da aviação.

Conexão 5G não causa tantas interferências nos sistemas de aviação de outros países como nos EUA

A FAA também destacou que o espaço aéreo dos EUA é o mais complexo do mundo. Por essa razão, países como França, Brasil e Japão, que também estão implementando o 5G não enfrentam os mesmos problemas.

Ainda de acordo com a agência, as implantações da tecnologia 5G em outros países envolvem condições diferentes, como:

  • Níveis de potência mais baixos;
  • Antenas inclinadas para baixo para reduzir possíveis interferências nos voos;
  • Colocação diferente de antenas em relação aos aeródromos; e
  • Frequências com uma proximidade diferente das frequências usadas pelos equipamentos de aviação;

Além disso, os estágios iniciais da implantação do 5G nos EUA incluirão mitigações parcialmente semelhantes às usadas para ajudar a proteger as viagens aéreas na França, por exemplo. No entanto, há algumas diferenças significativas entre as duas operações.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Brasileira (Anac), as especificações sobre a conexão 5G e o sistema de aviação aqui no Brasil são diferentes das adotadas nos EUA. Conforme explicou a Anac, aqui há um potencial menor de interferência.

No entanto, a agência continua trabalhando em conjunto com a Anatel e, outras autoridades, para identificar a necessidade de eventuais ações para proteger a segurança no espaço aéreo brasileiro.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias