Ataque Hacker ou Serviço fora do ar

Cerca de um mês após ataque hacker, Ministério da Saúde anuncia reestabelecimento total de sistemas. Veja

1 Minutos de Leitura

De acordo com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, não houve perda de informação

O Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira (12), que o sistema do do Conecte SUS foi totalmente restabelecimento do ataque hacker, ocorrido em dezembro do ano passado.

De acordo com o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, nenhuma informação foi vazada. Além disso, Cruz afirma que a expectativa é que até a próxima sexta-feira (14), todos os dados estejam disponíveis para acesso pela população.

“É importante deixar claro que não houve perda de informação e que não há apagão de dados. As informações existem e o Ministério continuou recebendo e divulgando dados durante esse período, especialmente os da pandemia. Essas informações foram e continuam sendo disponibilizadas de fácil acesso no nosso site através dos nossos boletins informativos e boletins epidemiológicos”, contou Cruz.

Ministério da Saúde

VEJA TAMBÉM:

Ataque Hacker ao Ministério da Saúde

O ataque teve autoria assumida pelo grupo Lapsus$ Group. Conforme divulgou a Agência Brasil, os dados dos sistemas invadidos foram copiados e excluídos. Em suma, houve impactos no e-SUS Notifica e no Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Após o ocorrido, a população ficou sem meios para acessar os dados sobre a vacina contra Covid-19.

De acordo com a investigação do caso, não houve ransomware, mas um redirecionamento de DNS. A descoberta foi feita por um perfil brasileiro do Anonymous, EterSec e confirmado pela Polícia Federal.

Segundo o descoberto pela Polícia Federal, o que aconteceu foi um redirecionamento, no qual o domínio saude.gov.br e os domínios de outros serviços do Ministério da Saúde, como conectesus.sauide.gov.br foram redirecionados para uma página de defacing – isto é, uma página que substitui a original pela mensagem do grupo hacker.

Portanto, quando o usuário digitava qualquer endereço na internet, como programadoresbrasil.com, o seu computador não se conecta direto no site. No lugar disso, ele procura num servidor DNS (Domain Name Service), qual é o endereço real da internet (IP), a que esse domínio se refere.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Segurança digital: saiba como proteger sua companhia de um ataque hacker

Governo brasileiro reafirma compromisso em acordo internacional contra crimes cibernéticos. Saiba mais

Instabilidade no site dos Correios é fruto de um ataque hacker?

Às vésperas do natal, site do Correios fica fora do ar. Entenda o ocorrido

Trello tem atividades restabelecidas, após passar por instabilidades nesta quarta, 22. Confira!

Ataque DNS: entenda o que ocorreu com o site do Ministério da Saúde na última sexta, 10

Polícia Federal confirma que ataque ao Ministério da Saúde não foi ransomware. Saiba mais

Site do Ministério da Saúde e app ConectSUS sofrem ataque hacker na madrugada dessa sexta, 10. Saiba mais

WhatsApp e Instagram apresentam instabilidades na tarde desta sexta, 19. Confira

Entenda mais detalhes sobre o que aconteceu com o WhatsApp, Instagram e Facebook no último dia 4

Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *