Curiosidades

Anac alerta sobre segurança de voos para os EUA com início da operações de comunicações 5G no país. Entenda!

2 Minutos de Leitura

Agência destacou que especificações em relação ao 5G no Brasil são diferentes das aplicadas nos EUA

O início das operações de comunicações 5G nas frequências de “banda C” nos Estados Unidos iniciam no próximo dia 19. E a Agência Nacional de Aviação Civil brasileira, Anac, alerta sobre a segurança dos voos para os EUA.

A Federal Aviation Administration (FAA), autoridade de aviação civil estadunidense, publicou duas diretrizes (AD 2021‑23‑12 e a AD 2021‑23‑13) de aeronavegabilidade para os proprietários e operadores de aeronaves que sobrevoam o espaço aéreo do país. Diante disso, a Anac publicou o Alerta de Segurança Operacional (ASO) para auxiliar os profissionais de aviação do Brasil que operam nos Estados Unidos.

O documento sobre segurança dos voos para os EUA reúne orientações de acordo com as publicações emitidas pela FAA. Além disso, a Agência avalia os possíveis impacto das das restrições estabelecidas e a interação com os fabricantes das aeronaves no sentido de identificar métodos alternativos adotados e aprovados pela FAA, e recomendações associadas.

Tais recomendações consideram as características específicas da implementação das comunicações 5G pelos Estados Unidos.

Assim, as limitações se relacionam a procedimentos operacionais, a diversos aviões e helicópteros equipados com radioaltímetro — em especial, operações de aproximação como Instrument Landing System – ILS e sistema de aproximação de aeronaves em baixa visibilidade.

VEJA TAMBÉM:

Anac e Anatel avaliam cenário brasileiro, mas por enquanto não identificaram potenciais interferências

Dessa forma, aeronaves equipadas com o radioaltímetro não poderão realizar sistema de aproximação em áreas onde houver possibilidade de interferência das comunicações 5G no equipamento. O órgão americano emitirá avisos nos locais restritos a operação e utilização do equipamento.

As diretrizes emitidas pela FAA são aplicáveis a aeronaves registradas no Brasil, mas que tenham os Estados Unidos como Estado de Projeto. Como é o caso da Boeing e Textron, por exemplo.

Conexão 5G
Operações das comunicações 5G iniciam no próximo dia 19 nos EUA (Foto: Divulgação)

Já os avisos emitidos eventualmente, contendo restrições de operação no espaço aéreo dos EUA, devem ser observados por todas as aeronaves que operem naquele território. Isso indistintamente e independentemente de haver diretriz de aeronavegabilidade relacionada.

A Anac ainda aproveitou para esclarecer que no Brasil as especificações em relação ao 5G são diferentes das adotadas nos EUA. Por aqui, há um potencial menor de interferência.

Ainda assim, a Anac e a Anatel, além de outras autoridades, seguem fazendo análises e acompanhando o cenário para identificar eventuais ações necessárias.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

NVIDIA libera Omniverse, ferramenta de criação do metaverso, gratuitamente, a desenvolvedores de todo o mundo. Veja

Turistas podem voltar a visitar a Catedral de Notre Dame, em Paris, por meio da Realidade Virtual. Entenda

Uber Flash e Flash Moto passam a exigir código PIN na hora das entregas, para garantir mais segurança. Saiba mais

Conheça a NeuroUP, startup que usa gamificação e neurotecnologia para tratamentos fisoterapeuticos

Detran RJ anuncia adesão a sistema de notificação eletrônica e oferece descontos de até 40% para pagamento de multas via app

Uber Shuttle para Empresas chega ao Brasil e Toyota é a primeira a contratar o serviço. Veja

FecomecioSP envia propostas ao Banco Central para reforçar segurança do PIX. Entenda

Governo Federal investe em inclusão digital e apoia projetos que oferecem cursos para pessoas em vulnerabilidade social. Confira

Primeira missão Starlink usando Starship Rocket deve ocorrer em março de 2022. Saiba mais

Marília SP inaugura Centro de Inovação, com projetos baseados em Inteligência Artificial e Metaverso

Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *