Windows 11
Curiosidades da Microsoft

Veja como ativar recursos de acessibilidade no Windows 11 e demais ferramentas da Microsoft

Há recursos para pessoas com ausência ou dificuldades intelectual/neurológica, na visão, audição ou mobilidade.

2 Minutos de Leitura

Com foco em acessibilidade, a Microsoft disponibilizou recursos especiais no Windows 11 para pessoas com deficiência. Além disso, as ferramentas Microsoft 365 e Microsoft Teams também contam com as funcionalidades.

O objetivo é facilitar a comunicação e a produtividade de pessoas com ausência ou dificuldades intelectual/neurológica, na visão, audição ou mobilidade.

Veja também: Yahoo Finance elege Microsoft como a melhor empresa de 2021. Entenda

Microsoft adiciona recursos de acessibilidade em suas ferramentas (Foto: Divulgação)

Veja quais recursos de acessibilidade estão disponíveis no Windows 11

Digitação por voz

O recurso permite controlar o PC ou celular utilizando a voz. Em casos de textos para e-mail ou documentos, por exemplo, o usuário tem a opção de habilitar a pontuação automática. Para ativar, basta pressionar as teclas Windows e a letra H no teclado.

Narrador

Pensada para quem tem dificuldade ou ausência de visão, o Narrador permite ao usuário ter o auxílio de uma voz computadorizada para descrever os comandos e o que é apresentado na tela. Além disso é possível alterar a voz, sua velocidade, densidade e volume. Para ativar é só clicar as teclas Windows e Ctrl + Enter.

Lupa

A Lupa auxilia quem tem algum de dificuldade na visão. Assim, a ferramenta ajuda a ampliar palavras e imagens e tornar os conteúdos exibidos mais fáceis de enxergar. Os usuários podem ativar pressionando a tecla windows e o sinal de adição (+).

Ferramentas Microsoft também contam com recursos de acessibilidade

Leitura avançada

No Microsoft 365, a Leitura Avançada ajuda a facilitar o entendimento dos documentos. O recurso está presente nas ferramentas de produtividade Word, Excel, Power Point e Outlook.

Para ativar, basta digitar “Leitura avançada” no espaço para busca na parte superior da tela ou na área de Revisão. Além disso, é possível utilizar a ferramenta no Microsoft Edge para facilitar o entendimento de páginas durante a navegação na internet.

Legendas ao vivo

Já o Microsoft Teams conta um recurso de Legendas ao vivo, ideal para quem possui ausência ou dificuldade na audição. Assim o usuário pode acompanhar tudo o que está sendo dito em uma apresentação ou reunião por meio de legendas que são geradas automaticamente durante a chamada.

Além disso, o recurso permite alterar o idioma da legenda. Para ativar durante uma chamada, é só acessar a parte superior direta da tela, clicar na opção “Mais ações” e, em seguida, buscar a opção “Ativar legendas ao vivo”.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias