Curiosidades

Tecnologia 5G começa a ser testada em Natal e outras cidades. Saiba mais

1 Minutos de Leitura
(Brasília - DF, 04/11/2021) Leilão 5G. Foto: Isac Nóbrega/PR

A cidade será uma das primeiras a receber o sinal do 5G após a realização do leilão de radiofrequências

O Ministério das Comunicações promoveu, na última quinta-feira (16), em Natal (RN), uma cerimônia que contou com demonstrações de projetos utilizando a internet 5G. Dessa forma, o evento marcou a implementação da tecnologia em perímetro específico da capital, além de testes com luminárias inteligentes e demonstrações de casos de uso da nova geração de redes móveis.

“Com a chegada do 5G, nós teremos uma oportunidade de preparar as nossas crianças e jovens para o novo mundo que está chegando”, afirmou o ministro do Ministério das Comunicações, Fábio Faria, ao destacar que em Natal, a Brisanet começa a instalar os equipamentos ainda em 2021 para, até julho do próximo ano, cobrir toda a área metropolitana da capital.

Tecnologia 5G será a grande habilitadora da IoT no Brasil. Saiba mais
Ilustração: Internet das coisas

Detalhes do evento

O evento foi realizado pelo Ministério das Comunicações em conjunto com a ABDI. O objetivo principal era de promover o debate entre os setores público e privado para estimular a transformação digital por meio da difusão de tecnologias e novos modelos de negócios.

A ABDI será responsável pela instalação, em caráter experimental, de luminárias munidas com antenas 5G e câmeras de vídeo nas cidades de Ceará Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC) e Curitiba (PR).

Instalação do 5G

A Brisanet, empresa que arrematou os lotes de transmissão para às regiões Nordeste e Centro-Oeste, no leilão do 5G, também marcou presença no evento e realizou uma demonstração com a tecnologia para exibir as diferenças entre o sinal de altíssima velocidade e baixa latência da quinta geração em relação à geração anterior.

Já as startups de tecnologia mostraram o uso do 5G na prática, em casos como o Robo Educ, ferramenta de ensino para crianças; a impressão de 3D para escolas; um robô de acompanhamento para idosos; e um sistema de tradução automática para libras.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

NVIDIA libera Omniverse, ferramenta de criação do metaverso, gratuitamente, a desenvolvedores de todo o mundo. Veja

Turistas podem voltar a visitar a Catedral de Notre Dame, em Paris, por meio da Realidade Virtual. Entenda

Uber Flash e Flash Moto passam a exigir código PIN na hora das entregas, para garantir mais segurança. Saiba mais

Conheça a NeuroUP, startup que usa gamificação e neurotecnologia para tratamentos fisoterapeuticos

Detran RJ anuncia adesão a sistema de notificação eletrônica e oferece descontos de até 40% para pagamento de multas via app

Uber Shuttle para Empresas chega ao Brasil e Toyota é a primeira a contratar o serviço. Veja

FecomecioSP envia propostas ao Banco Central para reforçar segurança do PIX. Entenda

Governo Federal investe em inclusão digital e apoia projetos que oferecem cursos para pessoas em vulnerabilidade social. Confira

Primeira missão Starlink usando Starship Rocket deve ocorrer em março de 2022. Saiba mais

Marília SP inaugura Centro de Inovação, com projetos baseados em Inteligência Artificial e Metaverso

Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *