Observatório Gemini
CiênciaCuriosidades

Observatório Gemini: Brasil renova acordo internacional e garante acesso a telescópios até 2027

Através do acordo, Brasil avançou na produção de pesquisas astronômicas

1 Minutos de Leitura

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Brasil renovou o acordo internacional com o Observatório Gemini. Assim, o país garante o acesso da comunidade científica brasileira a dois telescópios Gemini até dezembro de 2027.

O Observatório Gemini é um consórcio internacional formado pelo Brasil, EUA, Canadá, Coreia do Sul e Argentina. O projeto é visto com importância pela comunidade brasileira, pois através dele o país conquistou uma posição de destaque em pesquisa na astronomia mundial.

Com o acordo, o Brasil garante acesso a dois telescópios de oito metros de diâmetro. Um deles fica localizado na montanha Mauna Kea, no Hawaii. Já o outro está no Cerro Pachon, no Chile.

Com participação no Observatório Gemini, Brasil avançou na formação de novos astrônomos

De acordo com o MCTI, o Gemini é “peça fundamental para a pesquisa astronômica brasileira e internacional”. Além disso, trata-se de uma importante plataforma de desenvolvimento de tecnologias de operação de equipamentos científicos de forma remota. Isso porque todos os instrumentos do Gemini, incluindo os telescópios, têm tecnologia embarcada para serem operados e monitorados via internet.

O ministério ainda ressaltou que, por meio do observatório, o país avançou em sua produção científica. Atualmente, é o país com maior taxa de produção por tempo desse consórcio.

O Brasil também avançou na formação e capacitação de novos astrônomos. Além disso, ampliou investimentos na capacitação de tecnologistas especialistas em instrumentação astronômicas.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias