CiênciaCuriosidades

Nova missão da NASA é dedicada a estudar objetos misteriosos do espaço, como supernovas e buracos negros. Saiba mais

Missão é realizada em parceria com Agência Espacial Italiana e outros 12 fornecedores de outros países.

1 Minutos de Leitura

Na última semana a Agência Espacial Americana (NASA) lançou uma missão dedicada em estudar os objetos mais misteriosos do universo. Ou seja, itens como supernovas, buracos negros, dentre outros objetos de alta energia.

O lançamento da missão ocorreu na última quinta-feira, 9, no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. A missão Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE) conta com a parceria com a Agência Espacial Italiana, observatório IXPE. Além disso, fornecedores de outros 12 países apoiam a iniciativa.

A Agência Espacial Italiana, por exemplo, contribuiu com detectores de polarização do IXPE. Já a Ball Aerospace em Broomfield, Colorado, forneceu a espaçonave e gerencia as operações no Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado em Boulder. O Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, por sua vez, gerencia o Programa de Exploradores.

Missão da NASA dedicada a estudar objetos misteriosos do espaço ajudará a complementar pesquisas científicas

“Junto com nossos parceiros na Itália e em todo o mundo, adicionamos um novo observatório espacial à nossa frota que moldará nossa compreensão do universo nos próximos anos. O IXPE vai nos mostrar o universo violento ao nosso redor – como estrelas em explosão e buracos negros no centro das galáxias – de maneiras que nunca fomos capazes para ver”, disse Martin Weisskopf , principal investigador do IXPE no Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama.

O Imaging X-ray Polarimetry Explorer foi lançado em um foguete SpaceX Falcon 9. O IXPE é constituído por três telescópios espaciais de última geração com detectores especiais sensíveis à polarização.

Conforme explicou a NASA, a polarização é uma propriedade da luz que contém pistas sobre o ambiente de onde a luz se origina. Assim, a nova missão vai em busca de informações quem complementam as descobertas científicas de outros telescópios, incluindo o Observatório de Raios-X Chandra , o telescópio de raios-X carro-chefe da NASA.

A agência revelou que as primeiras operações estão programadas para começar em janeiro.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias