CiênciaCuriosidades

Nova missão da NASA com telescópio Webb pretende investigar a origem do universo. Veja

1 Minutos de Leitura

O telescópio partiu a bordo do foguete Ariante 5, e teve todo o processo acompanhado pelos engenheiros da NASA

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos lançou no espaço o maior e mais poderoso telescópio do mundo, o James Webb Space Telescope.

O Webb foi projetado para voar ao espaço dobrado como um origami, encaixado na carga do foguete, com 132 acionadores e motores para desdobrar cada espelho em uma posição específica. Juntos, os espelhos funcionam como um refletor massivo que permitirão uma visualização ainda mais profunda do cosmos, de maneira nunca antes feita.

Sendo assim, o objetivo deste telescópio é descobrir mais sobre o Universo de 13,5 bilhões de anos atrás, conferindo pela primeira vez como as primeiras estrelas e galáxias se formaram, algumas centenas de milhões de anos depois do Big Bang.

NASA

O lançamento

O lançamento do telescópiofoi realizado no último sábado (25) às 9h21, no Centro Espacial da Guiana. Essa base pertence à Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), localizada na Guiana Francesa, país da América do Sul.

O enorme telescópio partiu a bordo do foguete Ariante 5, desenvolvido pela Arianespace, e teve todo o processo acompanhado pelos engenheiros da NASA e transmitido ao vivo nas redes sociais. Dessa forma, o processo aconteceu sem intercorrências e a decolagem acabou bem sucedida, feito comemorado pelos pesquisadores.

Vitória da NASA

O envio do telescópio pela NASA, é uma verdadeira vitória. Isso porque ao longo de seu desenvolvimento, algumas dificuldades colocaram-se no caminho e acabaram agravadas pela pandemia de coronavírus. Entretanto, todas as questões enfrentadas só reafirmam os objetivos do projeto.

“A revolucionária tecnologia de telescópio Webb explora cada estágio da história cósmica. Desde dentro de nosso sistema solar até as galáxias mais distantes observáveis no universo primitivo e tudo o que está entre elas. Isso porque, Webb revelará novas e inesperadas descobertas. Além disso, ajudará a humanidade a compreender as origens do universo e nosso lugar nele ”, afirmou a NASA em comunicado.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Conexão 5G e os sistemas da aviação nos EUA: FAA alerta sobre riscos de interferência. Veja

Diretor de negócios do YouTube anuncia encerramento da divisão de conteúdos originais da empresa. Saiba mais

CNN Brasil se prepara para ingressar no metaverso em 2022. Saiba mais

BMW iX: lançamento do carro inteligente da marca no Brasil ocorrerá durante live no metaverso. Entenda

Programa de pré-incubação de startups da Samsung tem inscrições abertas até quinta (20)

Startup britânica Bellwether faz primeiro teste de carro voador. Veja

Anatel atualiza lista de celulares 5G homologados. Veja

Metaverso e Web 3.0: especialistas avaliam como esses dois conceitos se relacionam. Confira

Em evento, ministro da Ciência fala sobre futuro da exploração espacial no Brasil. Veja

Entenda o que é a Web 3.0 e como ela vai mudar a internet como a conhecemos

Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *