NASA
CiênciaCuriosidades

Nova missão da NASA com telescópio Webb pretende investigar a origem do universo. Veja

O telescópio partiu a bordo do foguete Ariante 5, e teve todo o processo acompanhado pelos engenheiros da NASA

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos lançou no espaço o maior e mais poderoso telescópio do mundo, o James Webb Space Telescope.

O Webb foi projetado para voar ao espaço dobrado como um origami, encaixado na carga do foguete, com 132 acionadores e motores para desdobrar cada espelho em uma posição específica. Juntos, os espelhos funcionam como um refletor massivo que permitirão uma visualização ainda mais profunda do cosmos, de maneira nunca antes feita.

Sendo assim, o objetivo deste telescópio é descobrir mais sobre o Universo de 13,5 bilhões de anos atrás, conferindo pela primeira vez como as primeiras estrelas e galáxias se formaram, algumas centenas de milhões de anos depois do Big Bang.

NASA

O lançamento

O lançamento do telescópiofoi realizado no último sábado (25) às 9h21, no Centro Espacial da Guiana. Essa base pertence à Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), localizada na Guiana Francesa, país da América do Sul.

O enorme telescópio partiu a bordo do foguete Ariante 5, desenvolvido pela Arianespace, e teve todo o processo acompanhado pelos engenheiros da NASA e transmitido ao vivo nas redes sociais. Dessa forma, o processo aconteceu sem intercorrências e a decolagem acabou bem sucedida, feito comemorado pelos pesquisadores.

Vitória da NASA

O envio do telescópio pela NASA, é uma verdadeira vitória. Isso porque ao longo de seu desenvolvimento, algumas dificuldades colocaram-se no caminho e acabaram agravadas pela pandemia de coronavírus. Entretanto, todas as questões enfrentadas só reafirmam os objetivos do projeto.

“A revolucionária tecnologia de telescópio Webb explora cada estágio da história cósmica. Desde dentro de nosso sistema solar até as galáxias mais distantes observáveis no universo primitivo e tudo o que está entre elas. Isso porque, Webb revelará novas e inesperadas descobertas. Além disso, ajudará a humanidade a compreender as origens do universo e nosso lugar nele ”, afirmou a NASA em comunicado.

Usa TELEGRAM?!