Curiosidades

Mercado de tecnologia 2022: veja o que profissionais de TI podem esperar para o próximo ano

3 Minutos de Leitura

Tecnologias como 5G e Realidade Virtual tendem a aquecer o mercado

O que esperar do mercado de trabalho para área de Tecnologia em 2022? Essa é a pergunta que muitos profissionais, especialmente os de nível iniciante, tem refletido sobre com a chegada do fim do ano.

Isso porque as expectativas é de que no próximo ano possamos vivenciar um cenário mais próximo ao que se via no pré pandemia. Considerando uma maior retomada das atividades presenciais. Mas, para quem acha que as demandas no setor de Tecnologia devem cair, está enganado.

No próximo ano tecnologias como o 5G, Realidade Virtual, Inteligência Artificial e a chegada do metaverso tendem a alavancar ainda mais o setor.

Em recente pesquisa sobre o setor lançada pela Yoctoo, empresa especializada no recrutamento de média e alta gerência na área de Tecnologia na América Latina, Paulo Exel, Managing Director da companhia, abordou cinco paradoxos que serão enfrentados no próximo ano.

Para especialistas, empresas deveriam investir na formação profissional de seus colaboradores

O primeiro deles é se haverá falta de oportunidade ou escassez de profissionais no mercado. Um problema que já existia no período pré pandêmico se acentuou ainda mais com a chegada da Covid-19. Isto é: muita demanda, para poucos profissionais qualificados no mercado.

Paulo Exel chamou atenção para o fato de que as universidades continuam incapazes de formar a quantidade de profissionais demandada pelo mercado atualmente. Um caminho, segundo ele, seria as empresas investirem em treinamentos internos ou em parcerias com empresas de educação especializadas, com o intuito de qualificar seus profissionais.

“Antes mesmo da pandemia, esse mercado já era marcado por autodidatas, pessoas que, com uma boa dose de força de vontade e empenho individual, conseguem aprender novas funções e habilidades técnicas e, como profissional de seleção de talentos, posso dizer que isso se tornou uma habilidade cada vez mais valiosa e procurada nos diversos perfis profissionais de tecnologia. Posso dizer, sem sombra de dúvidas para quem está começando a carreira, que há um mar de oportunidades”, destacou no estudo divulgado pela Yoctoo.

Setor de Tecnologia continuará em alta e demandando profissionais qualificados em 2022(Foto: Divulgação)

Outro ponto que tem gerado questionamentos é se as empresas seguirão no modelo de trabalho remoto ou voltarão ao presencial.

Se por um lado as empresas observaram um aumento na produtividade dos colaboradores, sem o tempo perdido em deslocamentos, por outro muitas não querem abrir mão do trabalho presencial.

Trabalho remoto, soft skills e multicarreira estão entre as tendências para o mercado de trabalho na área de Tecnologia em 2022

“É hora de definir novas políticas, criando trilhas de carreira específicas para quem vai se manter no remoto, no presencial e no híbrido. Uma vez que a infraestrutura adequada ao trabalho de casa foi estabelecida, assim como a adoção de ferramentas para comunicação e colaboração, o momento será de empatia e negociação.”

Nesse sentido, também há dúvidas em relação à saúde física e mental dos profissionais. Muitos, com mais tempo sobrando sem o deslocamento para os escritórios, passaram a iniciar a jornada mais cedo e terminar mais tarde. A prática, no entanto, levou a um esgotamento físico e mental dos colaboradores.

Assim, as empresas entenderam a importância de aprender a lidar com a saúde dos colaboradores. E isso deve se manter em 2022 e nos demais anos.

“Eis aqui um legado que deve perdurar, já que a pandemia evidenciou a necessidade de cuidarmos mais de nós mesmos e das nossas relações, sejam elas pessoais ou de trabalho”, disse Exel.

Por fim, a pandemia ainda abriu os olhos de muitos profissionais para as soft skills e para a chamada multicarreira. Ou seja, conciliar diferentes atuações para garantir uma renda extra.

“Para 2022, o mercado deve apresentar um cenário econômico mais favorável, com uma maior tendência à estabilização do que vimos em 2020/2021. Caberá aos profissionais e, especialmente aos líderes, estar atentos às oportunidades dentro e fora de suas organizações, além de ouvir e observar o que atende melhor os seus times para, assim, trazer mais leveza e eficiência na transformação cultural que inevitavelmente suas empresas passarão neste novo mundo pós-pandemia.”


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Conexão 5G e os sistemas da aviação nos EUA: FAA alerta sobre riscos de interferência. Veja

Diretor de negócios do YouTube anuncia encerramento da divisão de conteúdos originais da empresa. Saiba mais

CNN Brasil se prepara para ingressar no metaverso em 2022. Saiba mais

BMW iX: lançamento do carro inteligente da marca no Brasil ocorrerá durante live no metaverso. Entenda

Programa de pré-incubação de startups da Samsung tem inscrições abertas até quinta (20)

Startup britânica Bellwether faz primeiro teste de carro voador. Veja

Anatel atualiza lista de celulares 5G homologados. Veja

Metaverso e Web 3.0: especialistas avaliam como esses dois conceitos se relacionam. Confira

Em evento, ministro da Ciência fala sobre futuro da exploração espacial no Brasil. Veja

Entenda o que é a Web 3.0 e como ela vai mudar a internet como a conhecemos

Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *