Mercado de TI

Quer ingressar no setor de Tecnologia em 2022? Conheça 4 áreas iniciais promissoras

Mercado tecnológico segue em ascensão e com alta demanda por profissionais qualificados.

3 Minutos de Leitura

A pandemia do novo Coronavírus fez surgir diversas barreiras para profissionais de diferentes áreas. Mas, o setor de Tecnologia, que já vinha se mostrando promissor, apresentou alto crescimento durante esse período.

Consequentemente, a demanda por profissionais qualificados para atuarem nessa área também cresceu e muitos já consideram uma transição de carreira. De acordo com dados da Softex, a carência no setor deve ser de mais de 408 mil postos de trabalho até 2022.

A boa notícia é que é possível começar sua trajetória profissional na área de Tecnologia, mesmo sem graduação. Atualmente, há diversas opções de cursos que garantem o básico para que o profissional inicie sua atuação no setor.

Se o seu objetivo é ingressar no setor de Tecnologia em 2022, confira quatro áreas promissoras para iniciar sua carreira já no próximo ano.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Carreiras no setor de Tecnologia se tornam alvo de quem busca transição de carreira (Foto: Reprodução/Pixabay)

Veja as 4 áreas iniciais para ingressar no setor de Tecnologia em 2022

Suporte Técnico

Esta é uma das áreas mais procuradas por quem está começando. Quem atua com Suporte Técnico tem como principal atribuição dar assistência a usuários em relação a problemas ligados a softwares e hardwares.

“Há tempos que o suporte passou a ser uma área de crucial de negócios, por estar sempre lidando diretamente com as pessoas que estão atuando no dia a dia, sendo a ponte entre o desenvolvimento e os clientes finais”, explicou Luciano Lopes, Head de Suporte da HostGator América Latina, multinacional de hospedagem de sites, onde 60% da empresa é composta por profissionais do setor.

UX Design

Para quem curte as áreas de Design e Tecnologia, uma boa opção pode ser investir no UX Design, que alia os dois setores. Esses profissionais trabalham para garantir a usabilidade, utilidade e conveniência na interação do usuário com o produto digital oferecido pela empresa.

Graduados na área podem começar criando conteúdo para layouts em sites. Além disso, é possível aprender sobre desenvolvimento web e, com algum tempo de experiência ou certificado, ampliar as chances de atuação.

“O cliente não quer esperar ou ter dificuldades para encontrar o que procura. Com a adaptação ao mundo digital que precisou ser feita nos últimos dois anos, focar na experiência do usuário se tornou ainda mais importante”, destacou Pedro Recchia, especialista em UX Design na Supero Outsourcing de TI, empresa que há 18 atua na área de Tecnologia da Informação.

Ciência de Dados

Esta é uma das carreiras que lideram a lista de profissões com alta demanda de profissionais nos próximos anos. O motivo está relacionado ao fato de que atualmente produzimos um volume de informação muito superior a qualquer outro visto anteriormente.

Os cientistas de dados são os profissionais responsáveis pela coleta, processamento, tratamento, análise, modelagem e visualização de dados.

“As centenas de vagas em aberto nos sites de recrutamento deixam claro que ainda existe uma lacuna a ser preenchida nesse mercado. Faltam profissionais com a preparação necessária para acessar as oportunidades, e por isso cursos na área tem potencial de abrir diversas portas”, alertou Leandro Herrera, CEO e fundador da Tera, edtech de economia digital.

Inbound Marketing

Por fim, também é possível alinhar Marketing e Tecnologia na busca por uma carreira de sucesso. Se este é o caminho que deseja seguir, uma boa opção é investir no Inbound Marketing. Ou seja, em publicidade online.

No Inbound Marketing, o profissional utiliza blogs, podcasts, vídeos, e-Books, newsletters e outros formatos, para atrair mais clientes às empresas. Normalmente, essas equipes de analistas de conteúdos contam com profissionais graduados em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Letras, Administração, entre outros cursos. Isso porque a área integra práticas comuns de mais de um campo.

Para Filipe Ferraz, Head de Marketing da Winker, a atividade é a principal estratégia de comunicação para muitas empresas, porque, através dos materiais desenvolvidos, é possível ensinar como a tecnologia soluciona desafios até então desconhecidos pelas pessoas.

“Para quem quer trabalhar com Inbound, é bem importante buscar alguma certificação, que pode ser encontrada na Hubspot, Resultados Digitais e Rock Content”, enfatizou.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias