Mercado de TI

Ford e SENAI CIMATEC oferecem 100 bolsas de estudo para formação na área de TI. Confira os detalhes

Inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 9 de janeiro, no site do programa

2 Minutos de Leitura

A Ford, em parceria com o Centro Universitário SENAI CIMATEC, está ofertando 100 bolsas de estudos para formação na área de TI. As oportunidades estão distribuídas igualmente por duas trilhas. Ou seja, 50 para cada.

A primeira delas é a Trilha Programador Front-End. Nela os estudantes aprenderão a desenvolver e manter colaborativamente sistemas em Javascript e Angular, por meio do uso de metodologias ágeis.

Durante a formação, os alunos passarão por sprints de: Inglês Técnico e Lógica de Programação; Versionamento e Metodologias Ágeis; HTML e CSS; Javascript; Angular; e LGPD.

Já a segunda trilha é destinada a quem tem o interesse de se tornar um programador Fullstack. Nesse caso, o foco é ensinar os estudantes a desenvolverem e manterem colaborativamente sistemas em NodeJS e Angular, também por meio de metodologias ágeis.

A formação prevê sprints sobre Versionamento e Metodologias Ágeis; Javascript; MySQL; Iniciação a DevOps; LGPD; e Node.js.

Curso de Tecnologia
Programa de formação em TI tem aulas online (Foto: Divulgação)

Bolsas para formação na área de TI recebe inscrições até janeiro

Das 100 vagas oferecidas, 80 serão para bolsas de estudos integrais, para pessoas de baixa renda. As outras 20, serão pagas, no valor de R$1.794,00, que poderá ser parcelado em até 6 vezes.

Dessa forma, são 40 bolsas de estudos integrais e outras 10 pagas para cada trilha ofertada.

Para concorrer a uma bolsa integral, é preciso ter 18 anos ou mais e ter cursado o ensino médio completo em rede pública de ensino. Também é preciso comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Além disso, o candidato não pode ter sido beneficiado em outro programa de bolsas de estudo integral no SENAI, nem ser funcionário da entidade.

Os cursos são online e têm, aproximadamente, 240 horas de duração. Os alunos terão um prazo de 3 a 6 meses para concluir toda a trilha.

As inscrições ficam abertas até o dia 9 de janeiro de 2022, no site do programa. No dia 10 do mesmo mês, será aplicada uma avaliação de conhecimentos prévios para os inscritos, nos seguintes horários:

  • Programador(a) Front-end: 19h às 21h
  • Fullstack: 19h às 22h

Veja também: Plug and Play: conheça o novo modelo de trabalho que chega para atender déficit de profissionais de TI no Brasil

Trilha de formação inicia em janeiro

A prova tem caráter eliminatório e classificatório. A avaliação cobrará questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas em cada trilha:

Front-end

  • Conhecimentos Básicos: Matemática (oito), Raciocínio Lógico (oito), Língua Portuguesa (oito) e Língua Inglesa (oito).

Fullstack

  • Conhecimentos Básicos: Matemática (oito), Raciocínio Lógico (oito), Língua Portuguesa (oito) e Língua Inglesa (oito);
  • Conhecimentos Técnicos: Inglês técnico; Lógica de programação; e HTML e CSS (dez)

Os resultados sairão no dia 12 de janeiro. Serão desclassificados os que obtiverem menos de 50% de acerto na avaliação.

O processo seletivo ainda prevê etapa de avaliação psicológica, também de caráter classificatório e eliminatório. O início das trilhas está marcado para o dia 16 de fevereiro.


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias