Fifa utilizará recursos de Inteligência Artificial em jogos. Foto: Divulgação/FIFA
Esportes

Fifa utilizará recursos de Inteligência Artificial em jogos nos lances de impedimento

O grande objetivo por trás do uso desta tecnologia é eliminar as dúvidas geradas em lances de impedimento

1 Minutos de Leitura
Fifa utilizará recursos de Inteligência Artificial em jogos. Foto: Divulgação/FIFA
Fifa utilizará recursos de Inteligência Artificial em jogos. Foto: Divulgação/FIFA

A Federação Internacional de Futebol (FIFA), maior autoridade do futebol mundial, tem testado recursos de Inteligência Artificial (IA) para detectar com mais precisão as ações de impedimento nas partidas de futebol.

Se você ainda não entendeu, não se preocupe, vou explicar como funciona essa tecnologia de Inteligência Artificial e que passará a fazer parte do futebol, inclusive já foi testada nesta terça-feira, no Catar. Lembrando que no ano que vem a Copa do Mundo de 2022 será disputada lá.

O procedimento foi batizado de “tecnologia de impedimento semiautomática” e conta com o uso de câmeras no topo dos estádios para localizar os membros dos integrantes de cada equipe.

De acordo com informações da BBC, o plano é usar a tecnologia no campeonato principal caso o teste seja bem sucedido.

“Tecnologia de impedimento semiautomática explicada antes da Copa Árabe da FIFA. Pierluigi Collina e Johannes Holzmüller explicam o avanço dos testes até o momento. Essa tecnologia será testada na FIFA Arab Cup 2021 ™”

diz o comunicado da Fifa no Twitter, que ainda conta com imagens. Clique aqui e veja na íntegra.

Ainda segundo apurou a BBC, serão de 10 a 12 câmeras instaladas para que o sistema permita que a Inteligência Artificial colete dados de até 29 pontos do corpo do jogador em 50 vezes por segundo, enviando o volume aos oficiais na sala de operação para definir com precisão quando o time estiver atuando em posição de impedimento.

O grande objetivo por trás do uso desta tecnologia é eliminar as dúvidas geradas nesses momentos do partida, algo que nem o VAR (Árbitro de Vídeo) conseguiu sanar nos últimos 4 anos.

“Nós estamos conscientes que o processo de avaliar impedimentos pode demorar mais, especialmente quando são situações limite” declara o oficial, que finaliza comentando que a organização “também está consciente que o posicionamento das linhas pode não ser 100% preciso”.

disse o o chefe de arbitragem da FIFA, Pierluigi Collina.

Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Sobre o Autor(a)
De Goiás para o mundo. Jornalista, redator, social media e criador de conteúdo. Graduado em Comunicação Institucional e Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Estrategista de Marketing e empreendedor.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias