Festival Curta Brasília: a edição deste ano apresenta filmes com imersão em realidades virtuais. Saiba mais
FilmesMetaverso

Festival Curta Brasília: a edição deste ano apresenta filmes com imersão em realidades virtuais. Saiba mais

O evento de cinco dias será on-line e gratuito, além de comemorar os 10 anos do evento com atrações especiais

2 Minutos de Leitura

O festival Curta Brasília está completando 10 anos de existência, e, para celebrar, a edição de 2021 apresentará uma programação especial. Dos dias 8 a 12 de dezembro, diversos curtas serão apresentados através da plataforma de realidade virtual do evento.

Nessa edição comemorativa, o festival escolheu apostar na criação de um espaço de realidade virtual, o metaverso, onde os espectadores podem criar avatares, interagirem entre si e explorarem o espaço pensado com temática retrofuturista.

Este ano será a segunda edição on-line, assim como em 2020, e pretende repetir o sucesso da anterior: pessoas de mais 11 países frequentaram o festival. 

Festival Curta Brasília: a edição deste ano apresenta filmes com imersão em realidades virtuais. Saiba mais
Foto: Festival Curta Brasília 2020

Sinopses de alguns curtas que realidades virtuais e tecnologia dentro de sua temática central:

Na pele

Na Pele VR é um documentário interativo em realidade virtual que leva o experimentador para dentro do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, durante uma operação policial. Refugiado numa venda, o usuário conhecerá a história de três moradores de diferentes partes do Alemão, num mergulho em suas vidas, desafios e conquistas.

Meet the Soldier

Um inovador documentário de realidade virtual/3D sobre dois guerreiros de tribos rivais em Karamoja, Uganda. Lomoromoe, da Tapac, e Ariko, da Matheniko, se encontram em realidade virtual para, além de enfrentar seu inimigo comum, buscar mais empatia e compreensão um com o outro.

I Gotta Look Good for the Apocalypse

Março de 2020. Depois da China, todo o planeta se fecha. Nosso mundo, que chamamos de real, esgota-se do que costumava ser sua substância, e as formas de vida digital se multiplicam, como esses casais cujos avatares compartilham uma vida comum em um virtual universo. Mas e se a crise que estamos realmente passando não for uma pandemia, mas uma desrealização acelerada de nossas vidas?

The Real Thing

The Real Thing é uma jornada VR nas cópias do nosso mundo, explorando histórias reais das réplicas de Paris, Veneza, e Londres construídas na China.

Symphony

Symphony é uma experiência de realidade virtual que leva os espectadores a uma viagem através das emoções e da música, liderada por Gustavo Dudamel, colocando-os dentro da orquestra e dos próprios instrumentos, no coração da música.

M.OM.

O dia a dia de Nao é guiado pela MOM, uma inteligência artificial avançada capaz de assumir um papel superprotetor no dia a dia das pessoas a ponto de controlar e manipular suas vidas.


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias