Facebook
Facebook / MetaRedes SociaisSegurança Digital

Segundo Facebook, mais de 50 mil usuários da rede social podem ter sido alvo de organizações de vigilância. Saiba mais

Chefe de segurança do Facebook comentou sobre o caso em coletiva de imprensa

1 Minutos de Leitura

Em meio às batalhas da Meta sobre as acusações de falta de transparência e segurança de usuários nas redes sociais, surge mais uma polêmica envolvendo o Facebook. De acordo com uma reportagem veiculada pela Forbes, mais de 50 mil usuários de um dos carros chefe da holding foram vítimas de organizações de vigilância privada.

O próprio Facebook revelou os dados e assegurou estar banindo tais empresas de sua estrutura. Conforme divulgou a Meta, sete empresas estão sendo removidas do Facebook. Entre elas estão a Cytrox, Black Cube e a Cobwebs Technologies.

As possíveis vítimas dessas empresas receberão notificação. No entanto, a empresa não avisará se houve hackeamento ou não das contas. Mas, alertará sobre o risco que correram.

Empresas do Vale do Silício travam luta contra organizações de vigilância

Para Nathaniel Gleicher, chefe de Segurança da Meta, a atividade da indústria de vigilância de aluguel “parece ser muito mais ampla do que isso e se espalhou pelo mundo”.

“Os mercenários cibernéticos costumam alegar que seus serviços de vigilância têm o objetivo de focar no rastreamento de criminosos e terroristas. Mas … a segmentação é, na verdade, indiscriminada”, disse Gleicher em coletiva.

Conforme revelou a reportagem da Forbes, a empresa segue sua ação legal contra a empresa israelense NSO Group. Isso após supostos ataques a 1.400 usuários do WhatsApp em 2019. Vale lembrar que a Apple também trava um processo contra a NSO.

De acordo com especialistas, o anúncio do Facebook confirma que o Vale do Silício e o governo dos Estados Unidos estão lutando contra um crescente mercado de spyware que, segundo os críticos, representa uma ameaça aos direitos humanos em todo o mundo.


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista e redatora, com experiência em SEO e Webwriting. Extremamente curiosa, gosto de explorar diferentes assuntos e vivenciar novas experiências. Nascida na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e apaixonada por escrita, literatura e por boas histórias.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias