seguranca cibernetica
Curiosidades

Anatel e UFCG assinam acordo para elaboração de estudos sobre segurança cibernética. Saiba mais

Projeto avaliará aspectos de segurança cibernética das redes de telecomunicações, especialmente em relação ao 5G

2 Minutos de Leitura

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), junto com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) assinaram Termo de Execução Descentralizada (TED), com o objetivo de realizar estudos e pesquisas a respeito da segurança cibernética.

Os resultados do TED, viabilizado por meio do Centro de Altos Estudos em Telecomunicações da Anatel (Ceatel), deverão ser apresentados até agosto de 2023.

Dessa forma, através desse projeto, será possível executar pesquisas e inovação sobre segurança cibernética das redes de telecomunicações, especialmente nos sistemas de comunicações móveis com o 5G. Serão realizadas análises tecnológica, econômica, da teoria da regulação e de padronização, abarcando também as redes legadas.

seguranca cibernetica

Segurança cibernética

O projeto tem como propósito explicar os aspectos de segurança cibernética em várias dimensões das redes de telecomunicações, incluindo os avanços tecnológicos e os impactos econômicos, além de fornecer subsídios para eventual reavaliação e readequação do modelo regulatório e das ações adotadas pela Anatel em matéria de segurança cibernética.

Em suma, o TED possui relação com os trabalhos desenvolvidos no âmbito do Grupo Técnico de Segurança Cibernética e Gestão de Riscos de Infraestrutura Crítica (GT-Ciber) da Agência. Dessa forma, os estudos a serem desenvolvidos pela UFCG se somarão aos trabalhos do GT-Ciber com uma avaliação sob a óptica da Academia, de forma a fornecer insumos à Anatel para atuar em seus novos desafios.

De acordo com o Plano de Trabalho, o projeto está dividido em três eixos: base, tecnológico e econômico, padronização e regulatório, os quais possuem as seguintes metas:

1. Eixo Base

  • investigação sobre verticais de aplicação e seus desafios de segurança em redes móveis e 5G

2. Eixo Tecnológico

  • Investigação sobre características de segurança e desafios em redes SDN
  •  Investigação sobre características e desafios de segurança e desafios em virtualização em redes
  • Investigação sobre características e desafios de segurança de serviços em nuvem e em computação na borda
  •  Investigação sobre características de segurança sobre network slicing em redes 5G
  • Investigação sobre características arquiteturais e de segurança de serviços IoT em 5G
  • Investigação de aspectos de segurança na camada física

3. Eixo Econômico Padronização e Regulatório

  • estudo sobre impactos, desafios legais e boas práticas regulatórias para serviços em 5G em termos de privacidade e segurança de dados.

Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias