Conexão 5G
Internet 5G

Veja quais são os países que já utilizam a conexão 5G ao redor do mundo

No geral, a maior parte dos países ainda usam conexão 4G ou 5G com padrão DSS.

2 Minutos de Leitura

Prevista para chegar ao Brasil em 2022, a conexão 5G ainda é novidade em diversos países do mundo. No geral, a maior parte dos locais usam o padrão DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês).

Esse padrão utiliza a infraestrutura já existente do 4G, mas com maior capacidade de velocidade. Na prática, o 5G DSS é uma espécie de transição entre a quarta e a quinta geração da rede.

De acordo com um levantamento da consultoria Ookla, alguns países já fazem uso da conexão 5G, tanto na versão DSS (utilizada aqui no Brasil), como na versão standalone (SA) ou 5G “puro”, que chegará por aqui no próximo ano.

Entre os países listados estão: Rússia, EUA, Canadá, China, Alemanha, França, Espanha, Arábia Saudita, Irã, Austrália, África do Sul e outros. No entanto, o levantamento não faz distinção entre quais países usam a tecnologia DSS e a SA.

China é o país com o maior número de redes com conexão 5G SA

Em entrevista ao G1, a Opensignal, empresa que analisa a qualidade das conexões de internet, disse que a maioria das redes 5G SA estão localizadas na China. Além disso, segundo a empresa, há um forte investimento nessa tecnologia nos EUA.

Países, como Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Filipinas, Itália, Japão, Kuwait, Singapura e Tailândia também já iniciaram as operações do 5G SA.

Ainda de acordo com as informações apuradas pelo G1, os países que já começaram a fazer uso dessa tecnologia identificaram que a conexão 5G SA apresenta performance superior ao 4G. Mas, todo o potencial da quinta geração da rede ainda não foi atingido.

Para isso, as operadoras precisam investir em infraestrutura de fibra óptica, que ajudará a ampliar a qualidade da conexão e cobertura. Mas, este é um processo gradual.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Conexão 5G
Leilão 5G teve início no Brasil esta semana (Foto: Divulgação)

Coreia do Sul é líder em velocidade de conexão 5G

Segundo análise da Opensignal, o país líder de velocidade da conexão 5G é a Coreia do Sul. O país apresenta uma média de download de 406 Mbps (megabits por segundo). Em comparação com o Brasil, por exemplo, a média de velocidade do 4G aqui é de 17,1 Mbps.

Já em relação ao alcance das redes 5G, Hong Kong lidera a lista. Para essa avaliação, a Opensignal levou em consideração a proporção média de locais onde usuários se conectaram a uma rede 5G em relação a todos os locais que esses usuários visitaram, medida em uma escala de 0-10.

O top 5 ficou o seguinte:

  • Hong Kong – 6,5
  • Coreia do Sul – 6,1
  • Kuwait – 5,4
  • Estados Unidos – 5,2
  • Holanda – 4,7

Quais mudanças o 5G trará para os consumidores?

As altas expectativas em relação à chegada da conexão 5G no Brasil se justificam pelas mudanças que essa tecnologia pode proporcionar. Veja a lista de melhorias trazidas pelo 5G:

  • Conexão 100 vezes mais rápida que o 4G;
  • Diminuição de latência (delay);
  • Tudo conectado, relógio, carro, relógios, coleiras de pets…;
  • Avanços em tecnologias, como carros autônomos e telemedicina;
  • Processamento de dados na nuvem.

*Com informações do G1*


Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias