Tecnologia 5G será a grande habilitadora da IoT no Brasil. Saiba mais
CuriosidadesEletrodomésticos Inteligentes

Tecnologia 5G será a grande habilitadora da internet das coisas no Brasil. Saiba mais

2 Minutos de Leitura
Ilustração: Internet das coisas

O 5G não é só velocidade, mas um mundo de diferentes aplicações que ainda será descoberto

Tomar água fresquinha de uma geladeira que economiza energia e contribui para a sustentabilidade do planeta e entrar num carro conectado para ir ao trabalho são coisas já são possíveis e podem ser ainda mais potencializadas com a chegada do 5G em território nacional.

O cenário acima foi amplamente debatido no Futurecom Digital Week, evento que aconteceu nessa última quarta-feira (10). Os participantes do debate apresentaram o painel Premium “Adoção de IoT (Internet das Coisas) está otimizando processos, aumentando a competitividade e gerando novas oportunidades”.

Tecnologia 5G será a grande habilitadora da IoT no Brasil. Saiba mais
Ilustração: Internet das coisas

IoT (Internet of Things ou Internet das coisas em português)

O propósito da IoT é transformar a vida do consumidor para melhor. “O consumidor deve estar no centro do negócio e o planeta também”, alertou Renata Marques, executiva da Natura.

De acordo com Flavio Limãos, vice-presidente de TI da Electrolux, a marca já trabalha com aparelhos conectados. Dessa forma, a tendência é investir cada vez mais na utilização da Internet das Coisas para captar dados que mostrem se as novas funcionalidades de seus produtos estão sendo bem utilizadas e quais as necessidades dos clientes.

“Com o produto conectado, nosso cliente pode definir se quer utilizá-lo como geladeira ou freezer, por exemplo, fazendo a alteração de maneira remota. Também pode gerar lembretes para não esquecer de que precisa preparar o peixe para o jantar em até quatro dias, evitando o desperdício de alimentos”, explica Limãos .

Carros interigentes

Dessa forma, Djalma Brighenti, diretor de TI da Ford, acredita que a IoT poderá ajudar as diversas indústrias a compreenderem como os consumidores estão fazendo uso dos sensores, bem como extrair valor desses dados para oferecer uma experiência melhor.

“A Internet das Coisas vai transformar dados em novas oportunidades, ampliar as possibilidades de negócios em todos os setores, garantindo mais conveniência ao cliente”, destaca. Dessa forma, para Renata Marques, o 5G será o super habilitador de novos modelos de negócios, inclusive na área logística.

Quando se fala em IoT, uma das principais preocupações é a segurança e a propriedade dos dados. No caso da Ford, Brighenti garante que o carro só se conecta se houver o consentimento do cliente, pois existe uma grande preocupação da companhia em manter a confiança das pessoas na marca.

Com o 5G, a comunicação tende a ficar mais fluida entre as pessoas e as máquinas. “Um veículo poderá conversar com outro. Assim, se eu estiver numa estrada e o carro da frente precisar frear bruscamente, ele pode avisar ao meu para evitar uma colisão”, prevê o executivo da Ford.

Série IoT | Episódio 01 Smart Homes e Smart Cities – Ministério das Comunicações

A nova revolução

Com a chegada do 5G, haverá um incremento de projetos de Internet das Coisas (IoT), que demandam um volume maior de dispositivos.

O Diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da Tim, Atila Xavier,  lembra que as soluções monolíticas, que criam um lock-in com os vendors, podem trazer um incremento no custo de propriedade (TCO) das soluções, o que levou a operadora a buscar alternativas como o OpenRAN capaz de separar não só hardware e software, mas também as funções.

Essa separação consegue endereçar o problema de soluções monolíticas e incentivar mais empresas a entrarem no mercado. “Isso foi o que nos motivou a seguir rumo ao OpenRAN, pois acreditamos que é uma tecnologia que veio para ficar”, ressalta Xavier.

Em suma, o 5G não é só mais velocidade no celular, mas um mundo de diferentes aplicações que já foram e ainda serão descobertas.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *