De acordo com informações divulgadas pela Apple, seus produtos em plataformas de jogos competem pela atenção dos desenvolvedores de software com os produtos da Sony Playstation, Microsoft Xbox e Nintendo. Os dados foram revelados em um documento regulatório publicado na última sexta, 29.
Anteriormente, a Apple afirmava que competia com o Android, do Google, e o Microsoft Windows, em PCs. A informação foi divulgada pelo jornal especializado em notícias sobre o mundo dos negócios, CNBC,
Os concorrentes da gigante da tecnologia no quesito jogos foi tema de julgamento judicial com a Epic Games no início deste ano. A Apple removeu o game Fortnine de sua loja de aplicativos com a justificativa de que a desenvolvedora violou os termos de contrato.
A Epic Games, por sua vez, acusava a Apple de construir um monopólio e manter práticas anticompetitivas de mercado.
Ao final do processo, a justiça decidiu que a Apple não tinha monopólio no mercado de “transações de jogos móveis”, mas ordenou que a empresa mudasse suas práticas de negócios e permitisse que os desenvolvedores se conectassem a métodos de pagamento não operados pela Apple.
Apple lucra mais com jogos que Microsoft, Nintendo e Sony
Até o momento, a Epic Games e a Apple estão apelando da decisão. De acordo com a decisão do tribunal no julgamento da Epic Games, cerca de 70% de toda a receita da App Store vem de aplicativos de jogos, gerados por menos de 10% dos usuários da loja de aplicativos.
Uma análise elaborada pela CNBC apontou, ainda, que a App Store teve vendas brutas de mais de US$64 bilhões em 2020. Além disso, a Apple lucra mais com os jogos do que empresas como Microsoft, Nintendo, Activision Blizzard e Sony, informou o Wall Street Journal no início deste mês.
Além disso, a Apple também está trabalhando no desenvolvimento de produtos que atendam a esse público. Em setembro, por exemplo, a empresa lançou novos modelos do iPhone 13 Pro. Os aparelhos contam com telas que podem aumentar a taxa de atualização, um recurso popular entre os gamers.

Empresa pode ser forçada a realizar mais alterações em sua loja de aplicativos
No documento publicado na última sexta, a empresa alertou seus investidores de que pode ser forçada a fazer mais alterações em sua loja de aplicativos. Essas mudanças podem resultar em uma redução na comissão dos valores recebidos pela empresa.
A gigante da tecnologia “também está sujeita a litígios e investigações relacionadas à App Store, que resultaram em mudanças nas práticas de negócios da Empresa e podem, no futuro, resultar em novas mudanças”, argumentou.
Vale destacar que a App Store é parte do negócio de serviços da Apple, que registrou US$68,43 bilhões em vendas no ano fiscal de 2021 da empresa. O valor representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
De acordo com o dados da própria empresa, as vendas em seus negócios de serviços aumentaram no ano passado. Principalmente, por causa do crescimento em publicidade, App Store e nuvem.
Veja também: [+] Iphones de diversos modelos com super desconto na Amazon.
*Com informações da CNBC*
Receba as Vagas TI e Notícias de Tecnologia em seu Celular
Siga o Programadores Brasil no Google Notícias (CLIQUE AQUI) para receber Vagas de Ti e Notícias de Tecnologia em seu Celular.