Samsung desenvolve primeira DRAM de 16 Gb da indústria com velocidade de processamento 1,3x mais rápida. Saiba mais - Programadores Brasil
Acessórios em Geral

Samsung desenvolve primeira DRAM de 16 Gb da indústria com velocidade de processamento 1,3x mais rápida. Saiba mais

2 Minutos de Leitura

A LPDDR5X ampliará o uso de memória de alto desempenho e baixo consumo de energia

A Samsung, líder mundial em tecnologia de memória avançada, anunciou nesta terça-feira (9) que desenvolveu a primeira DRAM de 16 Gb de baixa potência e taxa de dados dupla 5X (LPDDR5X) de 14 nanômetros (nm), projetada para impulsionar ainda mais o crescimento dos aplicativos de serviço de dados de alta velocidade, incluindo o 5G, inteligência artificial (AI) e o metaverso.

Samsung desenvolve primeira DRAM de 16 Gb da indústria com velocidade de processamento 1,3x mais rápida. (Imagem: Samsung)

“Nos últimos anos, segmentos de mercado hiperconectados, como IA, realidade aumentada (AR) e metaverso, que dependem de processamento de dados em grande escala extremamente veloz, têm se expandido rapidamente”, disse SangJoon Hwang, vice-presidente sênior e chefe da equipe de design da Samsung Electronics. “Nosso LPDDR5X ampliará o uso de memória de alto desempenho e baixo consumo de energia, além dos smartphones, e trará novos recursos para aplicativos de ponta baseados em IA, como servidores e até automóveis.”

Para esclarecer, a LPDDR5X da Samsung é uma DRAM móvel de última geração projetada para aumentar significativamente a velocidade, capacidade e economia de energia para futuras aplicações 5G. Além disso, em 2018, a Samsung entregou a primeira DRAM LPDDR5 de 8 Gb da indústria e, hoje, a empresa está indo agressivamente além dos mercados móveis com a primeira DRAM LPDDR5X de 16 Gb.

Veja também: [+] Smartphones da Samsung a partir de R$ 688,00 na Amazon.

Portanto, o objetivo da DRAM LPDDR5X é oferecer velocidades de processamento de dados de até 8,5 Gb por segundo (Gbps), que são 1,3 vezes mais rápidas do que os 6,4 Gbps da LPDDR5. Então, aproveitando a tecnologia de processo DRAM de 14 nm mais avançada do setor, ela também usará cerca de 20% menos energia do que a memória LPDDR5. Além disso, o chip LPDDR5X de 16 Gb habilitará até 64 Gb por pacote de memória, acomodando a crescente demanda por DRAM móvel de maior capacidade em todo o mundo.

Em suma, ainda este ano, a Samsung começará a colaborar com fabricantes globais de chipset para estabelecer uma estrutura mais viável para o mundo em expansão da realidade digital, com sua LPDDR5X servindo como uma parte fundamental dessa base.

Dessa forma, a empresa buscará ampliar sua linha de DRAM móvel fazendo melhorias contínuas em desempenho e eficiência de energia, ao mesmo tempo em que reforça sua liderança de mercado com maior agilidade de fabricação.

*Com informações Samsung Newsroom*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *