Veja o ranking das linguagens de programação mais utilizadas no 3º trimestre de 2021 - Programadores Brasil
C e C++JavaJavascriptLinguagens de programaçãoPHPPython

Veja o ranking das linguagens de programação mais utilizadas no 3º trimestre de 2021

1 Minutos de Leitura

Desenvolvedores apontam suas linguagens de programação preferidas e em quais tecnologias as utilizam.

Após a pandemia do novo Coronavírus o foco no digital cresceu. Com isso, a importância da programação está ainda mais evidenciada. Mas, quais são a linguagens de programação mais usadas atualmente?

De acordo com uma pesquisa da SlashData, a qual o CanalTech teve acesso, a empresa de análise de dados, a linguagem de programação mais popular no mundo durante o terceiro trimestre de 2021 foi o JavaScript. A análise considerou 160 países.

Essa liderança não é, necessariamente, uma surpresa, considerando que o JavaScript é uma das linguagens de programação mais importantes atualmente. Com tecnologia moderna, a linguagem tem foco em áreas, como desenvolvimento web, criação de jogos e aplicativo para dispositivos móveis

A empresa entrevistou mais de 19 mil programadores. No entanto, para chegar a esse resultado, a SlashData também usou como base de cálculo estimativas elaboradas pela própria empresa, junto a outros levantamentos semestrais da companhia.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

Veja quais outras linguagens de programação integram o ranking

Conforme apontam os dados, cerca de 16,4 milhões de desenvolvedores usam o JavaScript. A linguagem é mais popular no desenvolvimento Web e Back-end e menos em DS/ML e embedded.

A segunda colocada é a linguagem Python, com 11,3 milhões de usuários. Neste caso, a maior popularidade de uso é em DS/ML e IoT apps; e a menor em mobile e Realidades Aumentada e Virtual.

Veja também: Confira os 3 Melhores Cursos para Aprender Python

Além disso, ainda integram o ranking as linguagens de programação: Java (9,6 milhões de usuários), C/C++ (7,5 milhões), PHP (7,3 milhões) e C# (7,1 milhões).

(Foto: Captura de Tela/Dácio Castelo Branco/Canaltech)

Em agosto deste ano, um levantamento semelhante havia sido publicado, indicando, basicamente, estas mesmas linguagens. No entanto, a pesquisa anterior apontava a linguagem Go como uma das mais promissoras para este ano também.

*Com informações do CanalTech*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *