Ciência

Projeto de realidade virtual (RV) é aplicado em pacientes de traumas e com sequelas da covid-19, em hospital público do Pará. Entenda

3 Minutos de Leitura

Ferramenta usada pelo Hospital Galileu já obteve redução de até 30% nos custos hospitalares

Os pacientes do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém do Pará, estão utilizando recursos da tecnologia de realidade virtual (RV) em sessões de fisioterapia para o tratamento de diversos traumas, inclusive naqueles que tiveram sequelas por conta da Covid-19.

Para esclarecer, a fisioterapia com realidade virtual (RV) teletransporta os usuários do leito às belas praias, caminhadas em florestas tropicais, passeio nos lugares mais famosos do mundo, como a torre Eiffel, em Paris, por exemplo, tudo isso utilizando um óculos 3D.

Projeto de realidade virtual (RV) é aplicado em pacientes de traumas e com sequelas da covid-19, em hospital público do Pará. (Imagem: Agência Pará)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Portanto, a ferramenta usada pelo Hospital Galileu, que é referência em traumas no Governo do Estado paraense, já obteve uma redução de até 30% nos custos hospitalares. Além disso, ele tem maior adesão no tratamento ao paciente. A tecnologia começou a ser utilizada desde julho deste ano na unidade, e tem possibilitado a reabilitação de pessoas com distúrbios do movimento e do equilíbrio postural.

“O tratamento com a realidade virtual iniciou há 4 meses, após o hospital finalizar os atendimentos dos pacientes com a covid-19. O objetivo deste incremento no tratamento é a adesão maior dos pacientes para a fisioterapia e a diminuição da percepção de dor nas pessoas com algum tipo de sequela”, explicou Alexandre Reis, diretor executivo do Hospital Público Estadual Galileu.

Em suma, cerca de 15 pessoas estão fazendo esse tipo de tratamento atualmente, ou seja, usando o recurso de tecnologia na unidade. No entanto, essa demanda segue segundo a quantidade de pacientes que são internados na instituição e que são encaminhadas para a reabilitação com o uso do recurso de realidade virtual.

“O projeto é de baixo custo e além disso, reduz em até 30% o tempo de internação da pessoa na unidade, consequentemente, a queda no mesmo percentual no custo da internação hospitalar, com um ganho imensurável na recuperação dos pacientes”, disse o gestor.

Recuperação dos pacientes com uso da realidade virtual

Uma das pacientes que já estão utilizando a tecnologia de realidade virtual e espera voltar mais rápido para casa é a autônoma Luciene Santos, de 26 anos. A jovem caiu da motocicleta e fraturou a perna.

“Foi muito dolorido e tem sido esses dias aqui. Mas sei da importância da fisioterapia.  Estar fazendo o tratamento, como se eu tivesse em Paris, é o melhor que eu poderia querer”, sorriu. “Estou aqui há dez dias, e já estou com alta médica prevista, vou me dedicar mais, pedalar mais, fazer tudo certinho pra eu sair mais rápido possível”, comemorou.

Em suma, a Realidade Virtual (RV) é um ambiente gerado através do computador, com cenas e objetos que parecem reais. Além de fazer com que os usuários se sintam emergidos naquela realidade, de fato, enquanto utilizam o recurso tecnológico. Portanto, o ambiente é percebido por meio dos óculos com a tecnologia 3D.

O responsável técnico do serviço de fisioterapia do Galileu, Paulo Vitor da Nóbrega, esclareceu que este método trouxe uma adesão significativa ao tratamento dos pacientes, sem contar com a melhora do quadro clínico de cada um deles. 

“Todos os pacientes são elegíveis para realizar exercícios fisioterapêuticos com os óculos de realidade virtual, desde que não apresentem lesões em face que impossibilitem de utilizar os óculos de realidade virtual e que apresentem nível de consciência satisfatório”, detalhou.

Inclusive, até pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já tiveram a oportunidade de aderir ao tratamento com a RV. “O método é uma ferramenta que diferencia a fisioterapia tradicional. Por isso, ele pode ser usado no tratamento de diversas patologias, desde que o paciente esteja orientado. Mesmo em casos de fraturas graves, as chances de recuperação total aumentam após a fisioterapia”, finalizou o especialista.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

O projeto de RV

Utilizado desde 2015, o recurso de realidade virtual está unificado ao Projeto de Gameterapia do Galileu. O hospital público é administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Por fim, o secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, acredita que a inclusão de mecanismos de entretenimento na medicina moderna é um caminho cercado de propostas de crescimento. “A ferramenta, sem dúvida, traz um crescimento promissor para a saúde pública. Além de reduzir custos com tempo de hospitalização, ele tem como principal finalidade, ampliar o envolvimento dos pacientes e ajudar na recuperação mais rápida e menos dolorosa”, destacou o titular da pasta.

*Com informações Agência Pará*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Nasa avança em preparativos para missão tripulada que levará a primeira mulher e pessoa não branca à lua. Confira

NASA estende operações da Estação Espacial até 2030. Saiba mais

Observatório Gemini: Brasil renova acordo internacional e garante acesso a telescópios até 2027

Nova missão da NASA com telescópio Webb pretende investigar a origem do universo. Veja

Nova missão da NASA é dedicada a estudar objetos misteriosos do espaço, como supernovas e buracos negros. Saiba mais

SpaceX garante mais três voos tripulados à estação espacial, em parceria com a NASA. Entenda

Após falha em banheiro, Astronautas da Space X precisarão usar fraldas em Missão Espacial. Entenda.

Mesmo com venda proibida pela Anvisa, consumo de cigarro eletrônico pode causar lesões sérias no pulmão. Entenda

Cientistas tentam descobrir se sinal de rádio vindo do centro da Via Láctea trata-se apenas de fenômeno desconhecido ou se é alguma civilização alienígena. Saiba mais

SpaceX divulga primeira imagem da órbita registrada pela nave da missão Inspiration4. Veja

Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *