Black Friday: Procon-SP divulga orientações para compras seguras
Segurança DigitalUtilitários

Fique de olho: Procon-SP divulga orientações e lista de lojas online para evitar durante a Black Friday

2 Minutos de Leitura
Procon-SP divulga orientações e lista de lojas online para evitar durante a Black Friday

Um dos grandes alertas para esta Black Friday é quanto ao pagamento via Pix

Procon-SP divulga orientações e lista de lojas online para evitar durante a Black Friday. Foto: Procon-SP/Divulgação

Nesta sexta-feira, 26 de novembro, acontece mais uma edição da Black Friday. O evento é marcado por grandes liquidações e ofertas que chegam a ultrapassar a casa dos 70% de desconto, mas requer cuidado. Infelizmente é uma data conhecida também por diversos golpes.

Com o objetivo de coibir fraudes e prestar um maior respaldo ao consumidor, o Procon-SP divulgou algumas orientações importantes antes de ir às compras. Veja:

  • Verificar no site se são informados os dados da empresa, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome. Também é recomendável consultar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal para verificar a data da criação e a situação da empresa, além de outros dados.
  • Fazer pesquisa de preço. Buscar na internet o histórico de preços do produto, antes da Black Friday para comparar com o preço divulgado no dia das liquidações.
  • Redobrar a atenção com compras pela internet. Sempre buscar sites seguros.

Um dos grandes alertas para esta Black Friday é quanto ao pagamento via Pix. O aumento de golpes praticados através do Pix fez com que as regras para a transação fossem revisadas e alterações foram feitas, como limite e horários.

Recentemente, o Programadores Brasil reuniu as principais informações sobre as novas regras do Pix e você pode conferir clicando aqui.

Black Friday: Evite essas lojas!

O Procon-SP também divulgou uma lista de lojas online que os consumidores devem evitar. “Empresas criadas há poucos dias antes da data promocional ou que tenham como endereço físico um local em que não há nenhuma atividade podem ser indícios de problemas”, explicou o diretor Executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Procon-SP divulga orientações e lista de lojas online para evitar durante a Black Friday. Foto: Fenando Capez, diretor executivo do Procon-SP/Reprodução/TV Procon SP

No site do órgão é possível acessar a lista completa de lojas online que o Procon-SP recomenda evitar compras. Segundo a instituição, essas empresas são “más fornecedoras”.

Clique aqui e veja todas as informações da lista disponibilizadas pelo Procon.

Segundo Capez, na edição do ano passado mais de 2 mil atendimentos foram registrados relacionados à Black Friday. Mais de 1.900 consumidores enfrentaram problemas com as compras e 542 consultas e orientações sobre o assunto.

“As ofertas e promessas feitas aos consumidores deverão ser cumpridas integralmente e os preços, informados de forma correta e não deixando espaço para dúvidas. Casos de descumprimento da legislação ficarão sujeitos à multa prevista no Código de Defesa do Consumidor”, alertou o diretor executivo do Procon-SP.

O Procon reforçou que o consumidor deve valorizar o seu dinheiro, refletir antes das suas compras e ficar atento aos cuidados necessários para “evitar dor de cabeça”.

Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
De Goiás para o mundo. Jornalista, redator, social media e criador de conteúdo. Graduado em Comunicação Institucional e Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Estrategista de Marketing e empreendedor.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *