Pix: BC limita definição de horário noturno e limites de transferências. Entenda o que muda
Curiosidades

Pix: BC limita definição de horário noturno e limites de transferências. Entenda o que muda

1 Minutos de Leitura

Além do horário padrão, de 20h às 6h, cliente terá apenas mais uma opção de faixa, de 22h às 6h

O Banco Central (BC) anunciou que limitou as opções para a definição do horário de período noturno no uso do Pix. Agora, a nova regra consta de nova instrução normativa, publicada na última segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.

De acordo com o BC, a pedidos do usuário, “o período noturno poderá compreender o período entre 22 horas e 6 horas“.

Dessa forma, vale ressaltar que desde o dia 4 de outubro, entrou em vigor o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h. Entretanto, a pedido do usuário, o período noturno poderia começar das 20h as 23h59.

PIX: BC limita definição de horário noturno e limites de transferências. Veja o que muda

Fraudes com Pix

Ainda de acordo com informações do BC, a mudança responde a uma necessidade do usuário, devido a “dificuldade de implementação, uma vez que um usuário poderia escolher por exemplo 21h05, outro 22h17 etc

As instituições participantes do PIX têm até 29 de julho de 2022 para disponibilizarem em suas plataformas a opção de customização dos horários limitantes.

A limitação de transferências e pagamentos foi uma das medidas anunciadas pelo Banco Central. O objetivo é tornar o Pix mais seguro e reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos. Isso porque, após o lançamento do sistema de pagamentos instantâneos houve crescimento do número de golpes e fraudes

Limite de valores

O valor do limite noturno ainda poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Mesmo assim, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento.

Em suma, segundo o Banco Central, os bancos devem oferecer aos seus clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *