Pesquisa mostra que a maior preocupação dos executivos de TI atualmente é encontrar mão de obra especializada. Saiba mais - Programadores Brasil
Mercado de TI

Pesquisa mostra que a maior preocupação dos executivos de TI atualmente é encontrar mão de obra especializada. Saiba mais

2 Minutos de Leitura

A preocupação número um dos executivos da área de tecnologia da informação (TI) e comunicação não é mais a segurança cibernética, mas sim encontrar funcionários qualificados. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela CNBC aos tomadores de decisão da indústria. Segundo o levantamento, 57% dos empresários norte-americanos disseram que sua principal preocupação era a falta de mão de obra especializada.

Pesquisa mostra que a maior preocupação dos executivos de TI atualmente é encontrar mão de obra especializada. (Imagem: REDPIXEL.PL/Shutterstock)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Pandemia faz profissionais reaverem empregos de baixa remuneração

Por outro lado, 26% acreditam que os problemas da cadeia de suprimentos estão no topo. No entanto, menos de 20% disseram ser a segurança cibernética a maior preocupação da empresa. Em contrapartida, a pesquisa sugere que o que levou os trabalhadores a reavaliar sua relação com os empregos foi a pandemia. Ou seja, aqueles que já consideravam sua remuneração abaixo do mercado acabaram decidindo que não desejam mais voltar aos velhos empregos.

Para esclarecer, a pesquisa da CNBC foi feita nas duas primeiras semanas de outubro. Além disso, o levantamento mostrou que aproximadamente 70% das companhias de tecnologia aumentaram sua procura por candidatos a emprego, bem como suas vagas para trabalho remoto.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Ao comparar com o início do ano, praticamente metade dos entrevistados relatou que é mais difícil achar trabalhadores qualificados atualmente e que houve um crescimento acentuado em relação ao primeiro trimestre, quando foi de 36%.

No entanto, quase um terço dos executivos da área de TI afirmaram que buscar um candidato adequado para o cargo ficou “significativamente mais difícil”, se comparar com o início do ano, em que esse tipo de declaração servia para apenas 6% das empresas entrevistadas. Já para menos de 3%, a busca por talentos ficou mais fácil. Em contrapartida, 20% disse que continuam fazendo o mesmo esforço de antes para encontrar profissionais com especialização.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Retenção de talentos também preocupa empresas de TI, diz outra pesquisa

Em suma, reter talentos também tem sido um desafio para as empresas. Isso porque, segundo outro levantamento feito pela empresa de software de aprendizagem TalentLMS e Workable, 72% dos 1200 profissionais de TI nos EUA entrevistados afirmaram que cogitam largar seus atuais empregos ao longo dos próximos 12 meses.

E entre os principais motivos para essa decisão estão: progressão de carreira limitada, falta de flexibilidade no trabalho, sentimento de desvalorização e ambiente de trabalho tóxico.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

1 comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *