O que é o metaverso? Veja qual é a visão da Meta para a evolução das tecnologias sociais - Programadores Brasil
CuriosidadesFacebook

O que é o metaverso? Veja qual é a visão da Meta para a evolução das tecnologias sociais

2 Minutos de Leitura

Apesar de iniciar a discussão em relação ao assunto, Meta não poderá construir o Metaverso sozinha.

Nas últimas semanas o metaverso tem dominado os noticiários. Isso após a Meta (antigo Facebook) anunciar suas iniciativas na construção desse universo de tecnologias sociais. Mas afinal, o que é o metaverso?

Conforme define a própria empresa em seu site, o metaverso é um conjunto de espaços virtuais, onde será possível compartilhar experiências com pessoas que não estão em um mesmo espaço físico. A reportagem do Programadores Brasil também conversou com a Meta, para entender melhor como funcionará esse conceito na prática.

De acordo com a companhia, o metaverso nada mais é do que a próxima evolução das tecnologias sociais.

“A Meta não construirá, não será a dona e nem poderá realizar o metaverso sozinha, mas terá como foco dar vida a ele, que funcionará como uma combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico”, destacou a Meta.

Segundo a empresa, desenvolver o metaverso será similar ao processo que levou à criação da internet, e não ao lançamento de um app individual.

Todo esse conceito ainda levará tempo para ser vivenciado na prática. Mas, já é possível observar algumas partes dele ganhando vida. “Estamos desenvolvendo para aprimorar a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada que conhecemos até agora.”

Para construção do metaverso, será necessário o apoio de especialistas nos governos e indústria; e pesquisadores. Além disso, a Meta reconhece a importância de envolver a comunidade dos Direitos Humanos e Civis na discussão, com o objetivo de assegurar que essas tecnologias sejam inclusivas.

Empresa trabalha em recursos de Realidade Virtual (Foto: Pixabay)

Empresa explicou o que é o metaverso e falou sobre planos futuros durante Connect 2021

Em outubro, durante o Connect 2021, conferência anual para desenvolvedores realizada pela Meta, a empresa apresentou sua visão para o metaverso. No entendimento da Meta, esse será o sucessor da internet móvel.

Ou seja, “um conjunto de espaços digitais interconectados que permite que você faça coisas que não poderia fazer no mundo físico, além da presença social”.

“Você poderá se reunir com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar – bem como viver experiências completamente novas que realmente não se aplicam em como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”, explicou a companhia.

Em outras palavras, o metaverso criará a sensação de presença física, mesmo que as pessoas estejam em diferentes partes do mundo.

Veja também:

Meta já compartilhou algumas novidades que estão por vir

No evento, a Meta apresentou o Horizon Home, uma espécie de base inicial do metaverso. O recurso será lançado em breve, com o intuito de ajudar as pessoas a interagirem entre si no metaverso.

Outra novidade é em relação ao Messenger, que ainda este ano ganhará a função de ligações de áudio em Realidade Virtual. “Será possível fazer uma ligação de áudio com amigos em qualquer plataforma habilitada para Messenger e, no futuro, interagir ou viajar juntos para destinos em Realidade Virtual.”

A empresa ainda anunciou seus planos para ferramentas e plataformas que se conectarão ao metaverso, em diferentes áreas da vida. Entre elas: jogos, educação, trabalho, fitness, e outras. A lista completa das iniciativas que estão sendo trabalhadas estão disponíveis no site da empresa.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

1 comentário

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *