Curiosidades

Ministro das Comunicações da Índia prevê lançamento do 6G em 2023 ou 2024. Saiba mais

-

O país indiano já teria iniciado pesquisas para desenvolver o 6G com o objetivo de lançá-lo primeiro em seu território

O ministro das Comunicações da índia, Ashwini Vaishnaw, afirmou em conferência que o país pretende instalar o 6G entre o final de 2023 ou 2024.

De acordo com ele, o país indiano já teria iniciado pesquisas para desenvolver o 6G com o objetivo de lançá-lo primeiro em seu território. Segundo Vaishnaw, a rede deve funcionar com software e equipamentos de telecomunicação produzidos por companhias locais e então, a ideia é exportar a tecnologia para o mundo. Além disso, o país já teria planos de conduzir um leilão para as faixas da rede no terceiro trimestre de 2022.

Entretanto, a indústria mundial avalia que a próxima geração de tecnologia móvel só será possível em cerca de 8 a 10 anos (2028 a 2030).

Desenvolvimento do 6G

A Samsung se pronunciou e informou que acredita que a tecnologia 6G só deve começar a comercialização em 2028, baseada em comunicação sem fio de terahertz e contará com taxas de transferência de dados 50 vezes maiores do que o 5G, alcançando 1000 Gbps. A companhia tem realizado testes e os resultados são promissores.

No Brasil, a Anatel aprovou um documento que visa regulamentar a faixa 6G a partir do ano de 2025, detalhando o planejamento e estruturação de frequências pelo país.

As gerações de internet móvel

De acordo com a história, levou cerca de 10 anos para concluir o desenvolvimento de uma nova geração de redes de comunicação. Apenas os países mais desenvolvidos conseguem adotar essas tecnologias assim que elas entram no mercado. 

O 4G começou a ser comercializado em 2009, porém a índia só lançou o serviço em 2012. Quase 3 anos depois da comercialização do 5G, o país ainda não conta com a tecnologia. De acordo com Ashwini Vaishnaw, recém-anunciado Ministro das Comunicações, os leilões deverão ocorrer no primeiro semestre de 2022.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.

Mais Lidas

Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *