Ministério da Cultura e Esporte da Grécia e Microsoft fazem parceria para preservar digitalmente a casa original dos Jogos Olímpicos. Saiba mais - Programadores Brasil
Curiosidades

Ministério da Cultura e Esporte da Grécia e Microsoft fazem parceria para preservar digitalmente a casa original dos Jogos Olímpicos. Saiba mais

4 Minutos de Leitura

Projeto permite que espectadores de todo o mundo explorem a antiga Olímpia como ela era há mais de 2 mil anos

O Ministério da Cultura e Esporte e a Microsoft Corp. anunciaram nesta quarta-feira (10) a ‘Ancient Olympia: Common Grounds’, uma nova colaboração para preservar digitalmente e restaurar a casa original dos Jogos Olímpicos, na Grécia, usando Inteligência Artificial (IA)

Este projeto de revivificação digital permite que os espectadores de todo o mundo explorem a antiga Olímpia, como ela era há mais de 2 mil anos, por meio de uma experiência imersiva utilizando um aplicativo interativo, experiência de desktop baseada na web ou uma exposição do Microsoft HoloLens 2 no Museu Olímpico de Atenas.

Ministério da Cultura e Esporte da Grécia e Microsoft fazem parceria para preservar digitalmente a casa original dos Jogos Olímpicos. (Imagem: Ministério da Cultura e Esporte da Grécia)

Preservação digital da antiga casa dos jogos olímpicos

A preservação digital da Olímpia antiga oferece às pessoas uma maneira de percorrer o local durante um dos períodos mais importantes da história, trazido à vida de uma forma realista e envolvente que nunca foi possível antes. Essa nova forma de arquivamento digital continuará oferecendo um portal para outra era, ajudando-nos a entender o que a humanidade conquistou no passado e nos lembrando do que somos capazes hoje.

Ancient Olympia: Common Grounds é uma forma única de vivenciar a orgulhosa herança cultural da Grécia. Visitantes de todo o mundo podem acessar virtualmente o antigo local dos jogos olímpicos e experimentar a história em primeira mão usando tecnologia de realidade aumentada”, disse Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro da Grécia.

“O projeto para preservar digitalmente a Olímpia antiga é uma conquista impressionante no patrimônio cultural, reunindo humanidade e tecnologia de ponta para beneficiar o mundo e capacitar as gerações futuras com novas maneiras de explorar nosso passado”, disse Brad Smith, presidente e vice-presidente da Microsoft.

“Com a representação digital do santuário pan-helênico da Antiga Olímpia, seu patrimônio cultural – mas também os valores do olimpismo, paz, harmonia, excelência e nobre rivalidade – torna-se acessível a todo o mundo através do uso de tecnologia de ponta. O projeto de preservação digital, através da utilização de tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada, implementado através do patrocínio cultural da Microsoft, promove e destaca o sítio arqueológico único e emblemático da Antiga Olímpia. Isso contribui para a pesquisa e documentação de monumentos, apoia o turismo e a extroversão do país como uma democracia moderna e forte com um longo passado histórico e cultural e uma dinâmica de desenvolvimento inquestionável”, explicou Lina Mendoni, Ministra da Cultura e Esportes da República Helênica.

“ Agradecemos ao governo grego pela confiança e pela grande parceria que levou para tornar este projeto uma realidade. Estou ansioso para explorar as diferentes maneiras de trabalharmos juntos para alavancar ainda mais os Common Grounds para melhorar o turismo, a educação e a marca da Grécia para o resto do mundo”, esclareceu Theodosis Michalopoulos, gerente geral da Microsoft, na Grécia, Chipre e Malta.

Veja também: [+] 4 Dicas de Como Escolher Os Melhores Cursos de Programação.

Experiência 3D e Inteligência Artificial

No total, o projeto preserva digitalmente 27 monumentos do local, entre eles o Estádio Olímpico original, os templos de Zeus e Hera e a oficina do renomado escultor Fídias. Na experiência 3D, esses edifícios são recriados em detalhes realistas, meticulosamente pesquisados ​​por arqueólogos especialistas do Ministério Helênico para serem o mais fiéis possível às suas formas originais. Isso inclui cronogramas históricos das mudanças do site ao longo do tempo e representações de artefatos de cada período.

Por meio da iniciativa de IA para o Patrimônio Cultural, a Microsoft fez parceria com a empresa de tecnologia Iconem, especializada na digitalização de locais históricos em 3D, para criar o modelo básico da antiga Olímpia. Tanto câmeras locais quanto drones foram usados ​​para tirar centenas de milhares de imagens do local, que a IA da Microsoft processou para criar modelos tão precisos que eles renderizaram como fotorrealistas.

Arqueólogos e desenvolvedores utilizam IA na construção da experiência tecnológica

A colaboração entre o Ministério da Cultura e Esporte da Grécia e a Microsoft reuniu pessoas de diversas origens – teóricas e técnicas, como arqueólogos e desenvolvedores – e de várias partes do mundo para trabalhar, encontrar novas maneiras de superar desafios e, eventualmente, encontrar uma base comum para dar vida a este projeto – não apenas para preservar o passado com o uso da tecnologia de IA, mas também para conduzir esses princípios ao futuro.

Esses monumentos sobreviveram há milhares de anos com clima, guerra, terremotos e modernização e precisam de preservação digital para garantir que todas as evidências da rica história e valores civis comuns sobre os quais o local foi construído sejam entregues às gerações futuras.

A experiência na web pode ser visualizada em olympiacommongrounds.gr , e o aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativos iOS e Android. A ‘Ancient Olympia: Common Grounds Exhibition’, apresentando o HoloLens 2 Virtual Tour, está aberta ao público no Museu Olímpico de Atenas.

*Com informações Microsoft News*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *