Ciência

Mesmo com venda proibida pela Anvisa, consumo de cigarro eletrônico pode causar lesões sérias no pulmão. Entenda

2 Minutos de Leitura

Com venda proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 2009, o consumo do cigarro eletrônico tem sido uma alternativa ao uso do tabaco, principalmente, entre os jovens. Segundo especialistas, o cigarro não é um produto “inofensivo”, pois pode causar sérias lesões no pulmão.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Mesmo com venda proibida pela Anvisa, consumo de cigarro eletrônico pode causar lesões sérias no pulmão. (Imagem: Eva Hambach/ AFP)

Para esclarecer, o pneumologista Flávio Arbex, médico do ambulatório de doenças cardiorrespiratórias da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explicou em uma entrevista ao portal R7 os principais riscos que o cigarro eletrônico pode trazer a médio e longo prazo. O produto ficou conhecido como vape.

“A redução do cigarro comum por meio do eletrônico foi muito abordada pela própria indústria do tabaco, mas não vemos isso com bons olhos. Já existem relatos na literatura médica de pessoas jovens que ficaram com danos pulmonares agudos por causa do uso do cigarro eletrônico, inclusive com necessidade de transplante pulmonar”, afirmou o especialista.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Moda entre os jovens, cigarro eletrônico traz danos cardiovasculares mais nocivos

Mas, apesar dos graves riscos à saúde, o consumo virou moda entre os mais jovens. No entanto, por ter como um de seus maiores atrativos os sabores, eles liberam substâncias nocivas que causam doenças cardiovasculares. Inclusive, já existe uma doença que os médicos chamam de lesão pulmonar associada ao cigarro eletrônico (evali, na sigla em inglês).

“É uma lesão aguda no pulmão. Não temos ideia do que o uso do cigarro eletrônico pode causar a longo prazo, porque é um uso relativamente recente. As pessoas acham que é uma troca simples quando deixa o cigarro convencional por esse [vape], mas não é. Pode ser que a longo prazo vejamos os danos e daqui a 30 anos estejamos pagando um preço por aceitar essa troca”, completou o médico.

Falta de ar e desconforto respiratório pode indicar início de doença causada pelo vape
(Imagem: Divulgação/Portal Hoje em Dia)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Por outro lado, é fácil ver o vape ser vendido livremente pelas redes sociais, mesmo que sua venda seja proibida no Brasil. Embora o consumo do produto em si não seja crime, comercializar o cigarro eletrônico é.

Além disso, a Anvisa recomenda fortemente que quem já é fumante não troque o cigarro comum pelo eletrônico e nem que pessoas não fumantes passem a consumir o produto.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Mais Lidas da Semana

Nasa avança em preparativos para missão tripulada que levará a primeira mulher e pessoa não branca à lua. Confira

NASA estende operações da Estação Espacial até 2030. Saiba mais

Observatório Gemini: Brasil renova acordo internacional e garante acesso a telescópios até 2027

Nova missão da NASA com telescópio Webb pretende investigar a origem do universo. Veja

Nova missão da NASA é dedicada a estudar objetos misteriosos do espaço, como supernovas e buracos negros. Saiba mais

SpaceX garante mais três voos tripulados à estação espacial, em parceria com a NASA. Entenda

Projeto de realidade virtual (RV) é aplicado em pacientes de traumas e com sequelas da covid-19, em hospital público do Pará. Entenda

Após falha em banheiro, Astronautas da Space X precisarão usar fraldas em Missão Espacial. Entenda.

Cientistas tentam descobrir se sinal de rádio vindo do centro da Via Láctea trata-se apenas de fenômeno desconhecido ou se é alguma civilização alienígena. Saiba mais

SpaceX divulga primeira imagem da órbita registrada pela nave da missão Inspiration4. Veja

Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *