Limitações para transações com Pix no período noturno podem impactar compras na Black Friday? Saiba mais
Curiosidades

Limitações para transações com Pix no período noturno podem impactar compras na Black Friday? Saiba mais

1 Minutos de Leitura
Ilustração

O BC se pronunciou e afirmou que as limitações não se aplicam a transações para empresas ou compras virtuais

A Black Friday está chegando e com a data o comércio brasileiro se anima e se prepara para anunciar promoções e alavancar as vendas, principalmente com o novo sistema de pagamentos instantâneos, o Pix.

Entretanto, esse ano as vendas podem ser diferentes. Além da alta na inflação que pode prejudicar o poder de compra do consumidor, muitos se questionam sobre as limitações do Pix e como estas podem impactar a Black Friday.

A respeito disso, o Banco Central se pronunciou e afirmou que as limitações vão ser restringidas apenas em transações entre pessoas físicas. Ou seja, as regras não se aplicam a transações para empresas ou compras virtuais. Vale lembrar que as restrições impostas no Pix são uma tentativa do BC de promover mais segurança aos sistemas e diminuir os casos de fraude.

Limitações para transações com Pix no período noturno podem impactar compras na Black Friday? Saiba mais
Ilustração

Limitações do Pix

Banco Central (BC) anunciou que limitou as opções para a definição do horário de período noturno no uso do Pix. Agora, a nova regra consta de nova instrução normativa, publicada na última segunda-feira (22) no Diário Oficial da União. De acordo com o BC, a pedidos do usuário, “o período noturno poderá compreender o período entre 22 horas e 6 horas“.

Dessa forma, vale ressaltar que desde o dia 4 de outubro, entrou em vigor o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h. Entretanto, a pedido do usuário, o período noturno poderia começar das 20h as 23h59.

O valor do limite noturno ainda poderá ser alterado a pedido do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos. Mesmo assim, a instituição financeira deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para a efetivação do aumento.

Além disso, também está disponível o Mecanismo Especial de Devolução, que agiliza o ressarcimento de valores ao usuário vítima de golpe ou falhas operacionais das instituições financeiras.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *