iFood hackeado: entenda o que ocorreu na última terça e veja o pronunciamento da empresa - Programadores Brasil
Segurança Digital

iFood hackeado: entenda o que ocorreu na última terça e veja o pronunciamento da empresa

1 Minutos de Leitura
Foto: Reprodução/Startupi

Na noite da última terça-feira, 2, o iFood foi hackeado. Fontes internas ligadas à empresa confirmaram a informação à reportagem do Programadores Brasil.

O problema pôde ser identificado tanto no aplicativo do iFood, para Android e iOS, quanto na versão web. Os hackers desconfiguraram a página dos restaurantes na plataforma, que tiveram seus nomes substituídos por mensagens de cunho político e antivacina.

Além disso, os restaurantes que deveriam estar abertos apareciam como fechados na plataforma. Alguns usuários relataram dificuldades de acesso ou funcionalidades faltando.

Alguns especulam se o fato do iFood ter sido hackeado não seria uma retaliação, após a empresa cancelar o patrocínio ao apresentador Monark, do Flow Podcast, por publicações consideradas racistas.

O iFood chegou a emitir uma nota informando que “acredita não ser mais possível ser parte de uma sociedade desigual, além de repudiar qualquer tipo de preconceito ou ato de descriminação”.

Nas redes sociais, internautas de diferentes estados comentaram o assunto:

iFood garantiu que dados dos usuários não foram expostos

Segundo informações divulgadas pelo iFood, aproximadamente cerca de 6% dos estabelecimentos da plataforma foram atingidos pelo ataque.

“Tomamos as medidas imediatas e necessárias para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores. Não encontramos qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito”, informou a foodtech.

Ainda de acordo com a empresa, um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento, que tinha permissão para ajustar informações na plataforma, foi o responsável pela ação. Tal prestadora de serviços teve o acesso às informações do iFood interrompido.

O iFood informou que os dados dos usuários foram preservados. Assim como as informações dos entregadores cadastrados na plataforma:

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

*Com informações da redação Programadores Brasil, iFood e Canaltech*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *