Faixas desprezadas no Leilão 5G podem ser colocadas em licitação de seis meses a um ano, diz ministro das Comunicações. Saiba mais
Curiosidades

Faixas desprezadas no Leilão 5G podem ser colocadas em licitação de seis meses a um ano, diz ministro das Comunicações. Saiba mais

1 Minutos de Leitura
Divulgação: Anatel

Ainda restam 15% das faixas do 5G para serem vendidas que pretendem ser vendidas em seis meses

A Comissão de Infraestrutura (CI), referente a implementação do 5G, ocorreu na última terça-feira (23) no Senado Federal. Entre os senadores também estava presente o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Na comissão, Faria reiterou o sucesso do leilão, porém apenas 85% das faixas foram vendidas. Dessa forma, ainda restam 15% das faixas e de acordo com o ministro, essas passaram para venda em seis meses. “Temos ainda 15% das faixas para vender, já autorizadas pela Anatel e pelo TCU (Tribunal de Contas da União)”.

“O Brasil vai sair na frente, dando a nós uma dianteira muito importante aqui na América Latina, para que possamos nos tornar um hub tecnológico de inovação, já que o Brasil é o maior país da América Latina e vai ser o primeiro com a tecnologia 5G”, ressaltou Faria.

5G: Fly Link perde status de operadora de telefonia móvel após desistir de lote adquirido no leilão; saiba mais
Divulgação: Anatel

5G em todo país até 2028

Segundo Faria na CI, até o final de 2028, todos os 5.570 municípios brasileiros terão conexão 5G. “Serão 1.174 municípios com mais de 30 mil habitantes atendidos por pelo menos três prestadoras”, acrescentou Faria, “isso nos dá a garantia que o preço que iremos pagar pela quinta geração de internet, provavelmente, será mais barato que pelo 4G”.

Dessa forma, as operadoras que venceram o leilão e o Governo Federal assinam contrato, em cerimônia prevista para o dia 14 de dezembro, oficializando a concessão.

Portanto, nesse dia as empresas ainda se comprometem em conectar todas as rodovias federais (BRs) com 4G, em especial os 35,7 mil km que hoje não têm cobertura.

“Das 85 mil escolas que nós temos (urbanas), 72 mil receberão 5G Standalone e as outras 13 mil o 5G sem ser Standalone ou o 4G”, comentou Faria. Em suma, a tecnologia 5G Standalone (SA), conhecida como 5G puro, é um tipo de conexão autônoma com relação à rede 4G, que otimiza o uso pleno da tecnologia.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *