Enem
Cursos de Tecnologia

Quais disciplinas têm maior peso para cursos de Tecnologia no Enem? Confira

Provas objetivas do exame são corrigidas com base no modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

2 Minutos de Leitura

Nos últimos anos, a busca por cursos na área de Tecnologia no Enem tem crescido significativamente. No próximo domingo, 21, ocorrerá o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2021.

Nessa data, os estudantes responderão itens das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Redação.

Já no dia 28 de novembro será a vez de responder conteúdos de Matemática, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir uma vaga em cursos voltados para área de Tecnologia no Enem 2021, é importante ficar ainda mais atento a esse segundo dia de provas. Isso porque cada universidade costuma adotar um sistema de pesos para determinar a distribuição das bolsas.

E, no caso dos cursos tecnológicos, as disciplinas de Matemática e Ciências são as que exigem melhor performance do estudante. Mas, ainda assim, é preciso ter um rendimento satisfatório nas demais disciplinas para garantir a aprovação.

Peso das disciplinas variam conforme curso pretendido (Foto: Pixabay)

Como funciona a correção das provas do Enem?

Além disso, cabe ressaltar que o Enem adota um modelo de correção de provas bem particular. As notas das provas objetivas são atribuídas com base no modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Ou seja, para o cálculo utiliza-se um conjunto de modelos matemáticos que avaliam a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área e as características dos itens.

Em outras palavras, além do número de acertos, a complexidade dos questões respondidas também é levada em consideração para a pontuação final. Para isso, três parâmetros são avaliados:

  • Parâmetro de discriminação: diferencia os participantes que dominam dos participantes que não dominam a
    habilidade avaliada naquela questão;
  • Parâmetro de dificuldade: associado à dificuldade da habilidade avaliada na questão, quanto maior seu valor, mais difícil é o item;
  • Parâmetro de acerto casual: em provas de múltipla escolha, um participante que não domina a habilidade avaliada em uma determinada questão da prova pode responder corretamente ao item devido a um acerto casual. Assim, esse parâmetro representa a probabilidade de um participante acertar a questão não dominando a habilidade exigida.

Já a redação apresenta alguns outros critérios, como compreensão da proposta apresentada, domínio da norma padrão da Língua Portuguesa, organização do conteúdo, solução apresentada e capacidade de argumentação.

Fontes: Inep e Descomplica


Fórum de Programação para Iniciantes - Tire Todas as suas Dúvidas

Começando Agora na Programação? Tire todas as suas dúvidas no PB Overflow, nosso Fórum de Programação para Iniciantes (CLIQUE AQUI)


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias