Brasília ganha exposição virtual inédita em 360º na plataforma Google Arts & Culture. Confira - Programadores Brasil
Curiosidades da Google

Brasília ganha exposição virtual inédita em 360º na plataforma Google Arts & Culture. Confira

2 Minutos de Leitura

Brasília é a primeira cidade da América Latina que recebeu uma exposição no Google Arts & Culture.

Uma mostra virtual inédita que homenageia a cidade de Brasília estreou no Google Arts & Culture, recentemente. Fundada na década de 1960 para se tornar a capital do Brasil, a coleção faz com que os internautas façam um passeio imersivo entre o passado e o presente do município desenvolvido pelos famosos arquitetos e urbanistas Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Brasília ganha exposição virtual inédita em 360º na plataforma Google Arts & Culture. (Imagem: Shutterstock)

Sob o título “Brasília: Um sonho construído”, a exposição é feita virtualmente e conta com tours virtuais em 360º pelos principais museus da capital. Além disso, é possível visualizar aproximadamente 4 mil imagens históricas que reúnem detalhes a respeito de 200 obras de arte digitalizadas. Sem contar com os recursos educativos que estão disponíveis para pais e professores na plataforma.

Para esclarecer, os internautas poderão explorar a mostra que está dividida em três capítulos: História, Arquitetura e Cultura. No entanto, destaca-se entre eles uma coleção sobre o trabalho de Niemeyer, o qual pode ser visto em 3D da Catedral Metropolitana de Brasília, fazendo uma visita em realidade aumentada.

Além disso, imagens aéreas de parques, jardins, paisagens e prédios icônicos da cidade também estão disponíveis no passeio virtual. E também registros históricos do Arquivo Público do Distrito Federal podem ser vistos, juntamente com o Museu Nacional, as bibliotecas Nacional e Pública, Memorial dos Povos Indígenas, obras da Câmara dos Deputados, Complexo Cultural de Samambaia e Museu de Valores.

Catedral, foto de Bento Viana, do acervo do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal. (Imagem: Blog do Google)

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Visitas à Brasília podem ser feitas pelo site ou app do Google

Brasília é a primeira cidade da América Latina que recebeu uma exposição no Google Arts & Culture, e segue os passos de outras cidades já reconhecidas pela riqueza de sua cultura, como Pittsburgh e Milwaukee (Estados Unidos), Lagos (Nigéria) e Parma (Itália), que já receberam homenagem da plataforma.

Itamaraty – Detalhes do Pilar Bento Viana, do acervo do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal. (Imagem: Blog do Google)

Portanto, aos interessados em conhecer a capital do Brasil, a exposição “Brasília: Um sonho construído” está disponível neste link e pode ser visualizada a partir de qualquer navegador. Além disso, o projeto também pode ser encontrado no app do Google Arts & Culture, que possui versão tanto para Android quanto para iOS.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *