Banco russo revela segundo supercomputador com inteligência artificial a fim de ampliar seus serviços digitais. Saiba mais - Programadores Brasil
Curiosidades

Banco russo revela segundo supercomputador com inteligência artificial a fim de ampliar seus serviços digitais. Saiba mais

2 Minutos de Leitura

O segundo supercomputador foi batizado em homenagem ao primeiro cliente do banco há 180 anos, Nikolai Christofari.

Um segundo supercomputador e atualizações de inteligência artificial (AI) fazem parte das ofertas de serviços digitais do banco russo Sberbank, como computação em nuvem e software de assistente virtual. A informação foi dada pelo diretor de tecnologia, David Rafalovsky, à Reuters nesta quarta-feira (11).

Para esclarecer, o maior banco da Rússia disse estar investindo mais em serviços não bancários à medida que passa a oferecer mais sistemas de tecnologia, mesmo que no ano passado tenha retirado “banco” de seu logotipo. No entanto, Sberbank revelou o ‘Christofari Neo’, um segundo supercomputador, que atenderá à demanda de IA interna e externa superando as expectativas.

Banco russo revela segundo supercomputador com inteligência artificial a fim de ampliar seus serviços digitais. (Imagem: Reuters)

Supercomputador recebe nome em homenagem ao primeiro cliente do banco russo

Em suma, o supercomputador foi batizado em homenagem ao primeiro cliente do banco há 180 anos, Nikolai Christofari. Além disso, o banco, ao lado de outras empresas russas, incluindo Yandex e Tinkoff, declarou que está desenvolvendo um chamado ecossistema de serviços além de seu negócio principal, algo que o Sberbank diz ser necessário para combater as margens de encolhimento dos bancos tradicionais.

Por outro lado, o banco central propôs que os bancos podem precisar criar reservas adicionais se os investimentos em ecossistemas passarem de 30% de seu capital total, mas a decisão final ainda não foi tomada.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

Banco diz que pretende continuar investindo em mais tecnologia

No entanto, Rafalovsky explicou que o Sberbank, cujo ecossistema inclui e-commerce, segurança cibernética e serviços em nuvem, possui espaço para continuar investindo centenas de milhões de dólares em tecnologia.

“Não estamos limitados em termos de capacidade de investimento, em termos de capital”, comentou Rafalovsky. “Estamos investindo mais agora (do que há um ano). Nossos investimentos em infraestrutura e produtos básicos de TI aumentaram.”

Ele disse ainda que a principal restrição tecnológica do Sberbank é atrair os melhores talentos em tecnologia da informação (TI). Portanto, o banco precisa desse talento para expandir ainda mais seu arsenal tecnológico. A atualização mais “comercialmente significativa”, disse Rafalovsky, foi o ML Space Private, um kit de ferramentas de desenvolvimento de IA que terceiros podem usar sem se conectar totalmente ao SberCloud.

Isso, disse ele, foi significativo para muitas empresas russas que podem ser incapazes de executar dados confidenciais por meio da plataforma de nuvem comercial do Sberbank. Por fim, o Sberbank, propriedade majoritária do governo da Rússia, possui ativos de 36,8 trilhões de rublos (cerca de US$ 521,5 bilhões) e um valor de mercado de aproximadamente US$ 113 bilhões.

O CEO da companhia, German Gref, disse no início da semana que o Sberbank estava com planos de expansão para sua oferta digital em outros países europeus, enquanto Rafalovsky insinuou que desmembrar os ativos digitais poderia ser possível fazer a tempo. “Estamos preparados para fazer isso quando for a hora certa”, esclareceu. “O momento de fazer isso é tão importante quanto ter algo para criar”.

*Com informações Reuters*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, criadora de conteúdo e redatora desde 2011. Sou a mineira que veio do interior e que virou carioca por amor. Sempre antenada com o mundo ao meu redor e curiosa por natureza, já aterrissei em diversas editorias e segmentos da comunicação. Mas, a minha paixão mesmo é aquela boa mistura da tecnologia com a informação. Atualmente, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Marketing Digital, hoje me divido entre trabalho, diversão, família e agora mãe!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *