Curiosidades

Anatel recebe a visita de delegação japonesa para tratar sobre 5G e OpenRAN. Saiba mais

-

As reuniões contaram com a participação de representantes dos Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Anatel recebeu a visita de delegação composta por representantes do governo do Japão (Ministério de Assuntos Internos e de Comunicações). Além dele, também as companhias japonesas de atuação global (NTT DOCOMO, NEC e Rakuten) para tratar de temas relacionados à implementação da tecnologia 5G, de suas futuras evoluções e a OpenRAN.

As reuniões contaram ainda com a participação de representantes dos Ministérios das Comunicações (MC) e das Relações Exteriores (MRE).

O que rolou no encontro?

De acordo com a Agência Brasil, na reunião do dia 25, os governos japonês e brasileiro compartilharam suas perspectivas sobre a implementação do 5G em cada um dos países, com troca de experiências e informações, com apresentação de eixos de atuação e experiências em desenvolvimento no Japão e em outros países, bem como os esforços já em curso para padronização de tecnologias futuras.

5G em todo país até 2028

Segundo Faria na CI, até o final de 2028, todos os 5.570 municípios brasileiros terão conexão 5G. “Serão 1.174 municípios com mais de 30 mil habitantes atendidos por pelo menos três prestadoras”, acrescentou Faria, “isso nos dá a garantia que o preço que iremos pagar pela quinta geração de internet, provavelmente, será mais barato que pelo 4G”.

Dessa forma, as operadoras que venceram o leilão e o Governo Federal assinam contrato, em cerimônia prevista para o dia 14 de dezembro, oficializando a concessão.

Portanto, nesse dia as empresas ainda se comprometem em conectar todas as rodovias federais (BRs) com 4G, em especial os 35,7 mil km que hoje não têm cobertura.

5G já é um sucesso

O leilão foi um verdadeiro sucesso e chegou a arrecadar cerca de R$ 47,2 bilhões aos cofres públicos. Dessa forma, além da implementação da quinta geração de internet, a vinda do 5G para o Brasil irá proporcionar investimentos na área da Tecnologia e Educação. De acordo com o Ministério das Comunicações, serão cerca de R$ 2 bilhões, voltados a investimentos na melhora da conectividade e desenvolvimento de tecnologias.

“Os números evidenciam o sucesso do leilão do 5G. Dessa forma, com os investimentos, todo o país será beneficiado. Sendo assim, nenhum brasileiro ficará sem internet”, informou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.

Mais Lidas

Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *