Anatel homologa Leilão 5G antes da data prevista. Entenda
Curiosidades

Anatel homologa Leilão 5G antes da data prevista. Entenda

1 Minutos de Leitura

A homologação que aconteceu nesta terça, adiantou-se, uma vez que a mesma estava prevista apenas para quinta-feira (25)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou nesta terça-feira (23), o resultado da licitação das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, o Leilão do 5G. A homologação adiantou-se , uma vez que a mesma estava prevista apenas para quinta-feira (25).

Além disso, a Anatel solicitou às companhias vencedoras que assinassem os termos de autorização e/ou exploração associados às radiofrequências. A assinatura dos documentos deverá ocorrer em até dez dias, contados da publicação do edital de convocação, dia 3 de dezembro.

Entretanto, a oficialização do leilão, que marcará a assinatura dos termos segue prevista para dia 14 de dezembro.

Anatel homologa Leilão 5G antes da data prevista

Formas de pagamentos

As empresas precisam pagar o preço estipulado no leilão 5G à vista ou parcelado. Mesmo assim, o prazo para quitação da parcela única ou da primeira parcela anual será de 30 dias. A não assinatura do Termo de Autorização pode considerar- se como desistência e sujeita a multas estipuladas pela Anatel.

Vale ressaltar que o valor que as empresas pagarão poderá ser parcelado em até 20 anos, conforme estabelecido no Edital de Licitação nº 1/2021.

Na próxima segunda-feira (29), as empresas deverão apresentar à Anatel, garantias de que conseguem pagar o valor. Seja através de ‘caução em dinheiro’, seguro-garantia ou carta de fiança bancária, que possuam validade de no mínimo de 24 meses.

Resultados do leilão 5G

Os lotes arrecadados nas sessões do leilão, que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro, somam R$ 47,2 bilhões. A quantia representa cerca de 211,7% a mais em relação ao preço mínimo estabelecido pela Anatel.

Vale ressaltar que os diversos compromissos previstos no edital foram atribuídos às proponentes vencedoras dos lotes e as empresas substituíram valores a serem pagos por novas obrigações. Sendo assim, o valor destinado aos cofres públicos ficou em R$ 4,8 bilhões.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *