A homologação dos resultados do Leilão 5G acontece nesta quinta-feira (25). Saiba mais
Curiosidades

A homologação dos resultados do Leilão 5G acontece nesta quinta-feira (25). Saiba mais

2 Minutos de Leitura
Ilustração

Empresas vencedoras do leilão 5g assinarão contrato de oficialização com o Governo Federal na próxima quinta

O leilão do 5G foi um sucesso e pretende ser implantado já no próximo ano. Dessa forma, o segundo passo após o leilão é a homologação das empresas vencedoras perante o Governo Federal. Isso acontecerá em um evento de, onde as duas partes assinaram contratos se comprometendo com regras de implantação e utilização das faixas. Essa cerimônia acontece na próxima quinta-feira (25).

Após a sanção, as empresas vencedoras têm prazo de dez dias para apresentar as garantias financeiras, sem as quais não é possível seguir para a próxima fase. Em seguida, operadoras e o Governo Federal assinam contrato oficializando a concessão. A cerimônia está prevista para o dia 14 de dezembro.

A homologação dos resultados do Leilão 5G acontece nesta quinta-feira (25). Saiba mais
Ilustração

5G já é um sucesso

O leilão foi um verdadeiro sucesso e chegou a arrecadar cerca de R$ 47,2 bilhões aos cofres públicos. Dessa forma, além da implementação da quinta geração de internet, a vinda do 5G para o Brasil irá proporcionar investimentos na área da Tecnologia e Educação. De acordo com o Ministério das Comunicações, serão cerca de R$ 2 bilhões, voltados a investimentos na melhora da conectividade e desenvolvimento de tecnologias.

“Os números evidenciam o sucesso do leilão do 5G. Dessa forma, com os investimentos, todo o país será beneficiado. Sendo assim, nenhum brasileiro ficará sem internet”, informou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. 

Internet das coisas

Além dos benefícios da conexão mais rápida, a implantação do 5G irá permitir a difusão da chamada “Internet das Coisas (loT)“. Esta por sua vez, nada mais é do que a criação de sistema e produtos automatizados e independentes. Por exemplo: carros e casas inteligentes, além de melhora nos sistemas de assistentes virtuais e inteligência artificial.

Dessa forma, a maioria das marcas da indústria visualiza que a implementação no do 5G no Brasil trará consigo um conceito de revolução, uma vez que tem o potencial de revolucionar e abrir novos espaços no mercado.

“Um veículo poderá conversar com outro. Assim, se eu estiver numa estrada e o carro da frente precisar frear bruscamente, ele pode avisar ao meu para evitar uma colisão. Portanto, dentro do conceito de cidades inteligentes, teremos carro falando com carrocom semáforos e faixas de pedestres inteligentes“, prevê o executivo da Ford, Djalma Brighenti.


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Jornalista, sonhadora e apaixonada por contar história de pessoas para pessoas. Além de ser extremamente curiosa, meu entretenimento é adquirir conhecimento. Atualmente sou graduada em jornalismo com inglês avançado e muitos sonhos, além de atuar, em tempo integral, em um plano infalível de me aperfeiçoar e crescer cada vez mais :)

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *