VirusTotal divulga estudo global sobre ataques de ransomware em 2021. Confira - Programadores Brasil
CuriosidadesSegurança Digital

VirusTotal divulga estudo global sobre ataques de ransomware em 2021. Confira

1 Minutos de Leitura

A VirusTotal, subsidiária da Chronicle, lançou um estudo global que mapeia ataques de ransomware em 2021. Dentre as principais descobertas, a empresa identificou que:

  • Desde 2020, usuários de mais de 140 países enviaram amostras de ransomware para o VirusTotal. Durante esse tempo, pelo menos 130 famílias diferentes de ransomware estiveram ativas;
  • Israel, Coreia do Sul, Vietnã, China, Cingapura, Índia, Cazaquistão, Filipinas, Irã e Reino Unido são os 10 territórios mais afetados com base no número de envios ao VirusTotal;
  • A atividade entre as famílias de ransomware mais difundidas vem e vai, mas há uma linha de base de atividade de cerca de 100 ransomware não tão popular;
  • De acordo com as observações, na maioria dos casos os invasores preparam novas amostras para suas campanhas;
  • Em julho de 2021, observou-se uma onda da nova variante do ransomware Babuk;
  • GandCrab era a família mais ativa no início de 2020, antes de sua prevalência diminuir drasticamente na segunda metade do ano.

Veja também: [+] Cupom de U$100 para criar seu Servidor na Digital Ocean

De acordo com os dados obtidos, o sistema operacional Windows, o mais popular do mundo, é um forte alvo para esse tipo de ameaça.

O estudo aponta que 95% dos arquivos maliciosos detectados baseiam-se no Windows ou dynamic link libraries (DLLs). Em contrapartida, apenas 2% das ameaças tem base no Android.

Os pesquisadores identificaram, ao menos, 130 famílias diferentes de ransomware. Entre os grupos mais populares estão Gandcrab (78,5%), Babuk (7,61%) e Cerber (3,11%).

Confira o estudo da VirusTotal na íntegra

Israel é o país que mais sofre com ataques de ransomware, segundo VirusTotal

Ainda de acordo com o estudo, os invasores estão adotando diferentes tipos de abordagem para realizar seus ataques.

A pesquisa elaborada pela VirusTotal ainda aponta que Israel é o país que mais sofre com esse tipo de ataque. Em 2021, por exemplo, foi registrado um aumento de quase 600% nas ações dos invasores no país.

Fonte: Estudo VirusTotal

Ainda apresentaram aumento no número de ataques de ransomware países, como Coreia do Sul, Vietnã, China, Cingapura, Índia, Cazaquistão, Filipinas, Irã e Reino Unido.

Veja também: Confira os 3 Melhores Cursos para Aprender Python


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *