Versão final do Windows 11 já está disponível para download. Veja como instalar o novo sistema operacional da Microsoft no seu PC - Programadores Brasil
Tutoriais para WindowsWindows

Versão final do Windows 11 já está disponível para download. Veja como instalar o novo sistema operacional da Microsoft no seu PC

4 Mins read

Um dia antes do lançamento oficial do Windows 11, a Microsoft já liberou o download de seu novo sistema operacional. Lembrando que não se trata de uma versão beta, mas do produto finalizado.

A maior mudança apresentada pelo Windows 11 é em relação à tela inicial. O menu iniciar, por exemplo, não fica mais localizado no canto esquerdo da tela. Agora, ele é exibido em forma de card surgindo no centro da tela.

Além disso, todas as partes do Windows 11 apresentam um visual mais minimalista, com cantos arredondados e transparências.

O novo sistema operacional da Microsoft estará disponível em novos dispositivos, mas quem tem um computador com Windows 10 pode fazer um upgrade gratuito para a nova versão do sistema. O download pode ser feito diretamente no site da Microsoft.

A instalação é bem simples. Usuários do Windows 10, por exemplo, podem realizar todo o processo usando, apenas, um software e um pendrive bootável ou com a imagem do sistema. Dessa forma, não há necessidade de utilização de programas extras.

Além disso, a Microsoft disponibiliza em seu site uma ferramenta oficial para download e instalação do Windows. Por meio do programa é possível atualizar o seu computador atual ou, ainda, criar mídias de instalação para outras máquinas, como um pendrive ou DVD.

Veja também: [+] Compre seu Notebook com super Desconto na Amazon.

Seu computador é compatível com o novo sistema operacional da Microsoft?

Para utilizar o Windows 11, o computador precisa cumprir alguns requisitos, como:

  • Processador de 1 GHz com dois núcleos;
  • 4 GB de RAM;
  • 64 GB de memória disponível;
  • UEFI, compatível com Inicialização Segura;
  • TPM 2.0 habilitado;
  • GPU compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0;
  • Tela de 720p com 9 polegadas.

Se você tem dúvidas em relação a essas regras, uma forma de identificar se sua máquina atende ou não aos requisitos, é baixando uma ferramenta oficial da Microsoft, que faz a varredura de seu computador para avaliar a compatibilidade.

Veja o passo a passo para instalar o Windows 11 no seu PC

Para quem deseja instalar o Windows 11 no seu computador, a maneira mais fácil de realizar isso é baixando a ferramenta de atualização da Microsoft no computador que receberá o novo sistema. Isso porque o processo é muito parecido com as atualizações do Windows 10.

Programa para instalação do novo Windows 11 (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é entrar no site oficial de download do Windows 11 e clicar em “Baixar agora” e “Assistente de Instalação do Windows 11”.

Depois, é só abrir o programa e seguir o passo a passo indicado. Se o seu computador for compatível, basta clicar em “Avançar” e dar prosseguimento à instalação.

Por meio do instalador, também é possível escolher se você quer ou não manter os arquivos já existentes no PC. Assim , se quiser manter os arquivos, é só selecionar esta opção.

Após realizar todas as configurações, clique em “Instalar”. O computador precisará ser reiniciado para concluir a instalação do sistema.

Como criar um pendrive ou ISO com Windows 11?

O usuário também pode optar por criar uma mídia de instalação do Windows 11. Dessa forma, é possível criar um pen drive ou DVD para instalar o sistema operacional em outras máquinas.

De acordo com as recomendações da Microsoft, o ideal é utilizar um pen drive com, pelo menos, 8 GB. Quem não tiver uma mídia física pode realizar a instalação diretamente com o arquivo ISO em PCs com Windows 10.

No entanto, neste segundo caso, será preciso baixar ou transferir a imagem para o computador que receberá o novo sistema.

Mas, você precisará baixar ou transferir a imagem para o computador que receberá o novo sistema. Veja como fazer:

  • Entre no site oficial de download do Windows 11;
  • Procure pela divisão “Criar mídia de instalação do Windows 11” e, em seguida, clique em “Baixar agora”. Depois é só salvar o programa em seu computador;
  • Com o programa salvo, selecione a opção “Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”;
  • E então, selecione a edição do Windows 11, o idioma e arquitetura de sua preferência e clique em “Avançar”
  • Por fim, indique se você quer criar um pen drive bootável com o Windows 11 ou um arquivo ISO e clique em “Avançar” para concluir a configuração. Vale ressaltar que o pen drive deve estar conectado no computador para a realização do procedimento.

Veja como instalar o novo sistema operacional da Microsoft direto da ISO

Quem quiser baixar a ISO diretamente pode fazê-lo entrando no site da Microsoft. Basta ir na opção “Baixar a Imagem do Disco (ISO) do Windows 11” e fazer o download.

O arquivo da imagem do Windows 11 ficará salvo no computador após a realização do download do sistema na ferramenta oficial da Microsoft. A imagem permite a instalação do sistema por meio de DVDs ou pen drives e também pode ser utilizada para aplicar o sistema automaticamente no seu computador.

Para instalar o sistema usando o arquivo ISO no Windows 10, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Baixe o arquivo ISO do Windows 11 usando o site da Microsoft ou outra fonte (confiável) de sua preferência;
  • Ao concluir o download, encontre o arquivo ISO do Windows 11 no seu PC. Depois, clique com o botão direito e selecione “Montar”. Se a opção não estiver disponível, basta selecionar “Abrir com” e “Windows Explorer”;
  • Com a pasta de arquivos da ISO aberta, clique no executável “Setup” para concluir a instalação do Windows 11.
  • Por fim, é só seguir os passos do menu de instalação, como detalhado acima.

*Com informações do Olhar Digital e TecMundo*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *