União Europeia pode forçar Apple a Adotar o USB-C como porta padrão de carregamento. Entenda. - Programadores Brasil
Celulares e SmartphonesCuriosidades da AppleNotebooks e Desktops

União Europeia pode forçar Apple a Adotar o USB-C como porta padrão de carregamento. Entenda.

1 Minutos de Leitura

A União Europeia (UE) anunciou uma proposta no mês passado que forçaria todos os fabricantes de Smartphones e Wearables em geral a adotar o USB-C como porta padrão para carregamento.

Esta medida não é um grande problema para as marcas de Android, pois elas já usam portas USB-C na maioria de seus telefones. A Apple, por outro lado, usa uma porta Lightning para carregar iPhones e afirmou na época que a proposta sufocaria a inovação.

Possíveis problemas para a Apple

Agora, a UE despejou água fria nas alegações da Apple, dizendo que a proposta também leva em conta os melhores padrões. “Não vejo isso [sufocando a inovação – ed]”, disse Anna Cavazzini, deputada e presidente do comitê de proteção ao consumidor.

“A proposta afirma que, se surgir um novo padrão melhor do que o USB-C, podemos adaptar as regras.”, continua.

Não está imediatamente claro como a proposta levaria em consideração um padrão melhor, mas é lógico que uma mudança em fases para o novo padrão do USB-C estaria nos cartões. Em qualquer caso, é claro que existe uma provisão para um melhor padrão de cobrança.

Esta não é a primeira vez que a UE agiu para amenizar as preocupações sobre a nova proposta. Um porta-voz disse ao The Verge no mês passado que dispositivos carregados exclusivamente sem fio não exigiriam uma porta USB-C.

Possíveis saídas para Apple

Diante das medidas da União Europeia, diversos rumores sobre possíveis caminhos para a Apple estão surgindo. Dado que a UE tem apenas uma palavra a dizer sobre como as coisas funcionam em seus estados membros, também é possível que a Apple possa lançar duas versões diferentes de futuros iPhones – uma com porta USB-C para a UE e outra com Lightning para todos os outros lugares, por exemplo.

Outra opção seria abandonar o carregamento do dispositivo via carregadores com fio.  Isso significaria, no entanto, depender de carregamento sem fio, mas isso é algo que a linha do iPhone já oferece, e com MagSafe no iPhone 12 e iPhone 13 é indiscutivelmente melhor do que o carregamento sem fio na maioria dos outros telefones, já que isso torna mais fácil manter os carregadores alinhados.

Com informações: The Verge e Tecmundo


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Criador do Programadores Brasil e do Galinha Programadora. Sou deficiente físico (não tenho os dois braços), desenvolvedor de sistemas há 9 anos e apaixonado por programação. Tenho um pézinho no Jornalismo (sem qualquer trocadilho rs).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *