Senadores americanos criticam Facebook por lançamento da carteira digital. Entenda - Programadores Brasil
CuriosidadesFacebook

Senadores americanos criticam Facebook por lançamento da carteira digital. Entenda

1 Minutos de Leitura

No último dia 19 o Facebook anunciou o lançamento do piloto da sua carteira digital, Novi, nos Estados Unidos e na Guatemala. Mas, o projeto não está sendo bem visto entre os parlamentares americanos.

Um grupo de senadores democratas enviou uma carta ao CEO da empresa, Mark Zuckerberg, pedindo o encerramento das atividades da Novi, pois o Facebook “não é confiável para gerenciar criptomoedas”. Além disso, os parlamentares pedem pelo não lançamento da criptomoeda Diem.

Sens Brian Schatz, Sherrod Brown, Elizabeth Warren e outros senadores escreveram:

“O Facebook está mais uma vez buscando planos de moeda digital em um cronograma agressivo e já o fez. Lançou um piloto para uma rede de infraestrutura de pagamentos, embora esses planos sejam incompatíveis com o cenário regulatório financeiro real – não apenas para Diem especificamente, mas também para stablecoins em geral.”

Novi
Novi iniciou suas operações nos Estados Unidos e Guatemala, mas de ser expandida para outras localidades (Foto: Fawill Manuel/ BTC Angola)

Senadores pedem que Facebook interrompa as operações de sua carteira digital

Ao The Verge, um porta-voz da Novi disse que a empresa está “ansiosa para responder a carta do Comitê”. O Facebook já trabalha em seu projeto de moeda digital há mais de dois anos.

Inicialmente, a criptomoeda receberia o nome de “Libra”, mas, após fortes críticas de órgãos regulatórios, a moeda foi rebatizada como Diem.

Inclusive, em 2019, Zuckerberg compareceu à Câmara e ao Senado para prestar testemunho sobre o projeto Libra. A audiência ocorreu apenas um ano depois do escândalo Cambridge Analytica do Facebook.

Todo esse histórico voltou à tona após o Facebook lançar sua carteira digital. “Não se pode confiar no Facebook para gerenciar um sistema de pagamento ou moeda digital quando sua capacidade existente de gerenciar riscos e manter os consumidores seguros se mostrou totalmente insuficiente”, escreveram os senadores.

E complementaram: “nós o encorajamos a interromper imediatamente o seu piloto Novi e se comprometer a não trazer a Diem ao mercado”.

*Com informações do The Verge*


Siga o Programadores Brasil no Google Notícias e Receba Notícias de Tecnologia -> CLIQUE AQUI e Confira.


Sobre o Autor(a)
Letícia de Jesus, 20 e poucos anos. Jornalista e redatora web. Além da redação de conteúdos, flerto com o universo do Marketing Digital e Social Media.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *