InstagramRedes Sociais

É possível recuperar uma conta do Instagram invadida? Entenda e saiba como proteger seu perfil

Normalmente, após roubar a conta, os invasores trocam todos os dados e colocam a página à venda

2 Minutos de Leitura

Há tempos o Instagram deixou de ser uma rede social para compartilhamento de fotos e se tornou uma verdadeira plataforma de produção de conteúdo. Mas, tem como recuperar uma conta do Instagram invadida?

O que ocorre é que muitos usuários utilizam o Instagram de forma profissional. Até as empresas já embarcaram nessa tendência e mantêm perfis ativos na rede.

Essas acabam sendo, justamente, as contas mais atrativas para os hackers, que invadem os perfis de olho no número de seguidores da página. Normalmente, após roubar a conta, os invasores trocam todos os dados e colocam a página à venda.

Instagram
Algumas medidas simples podem ajudar usuários a protegerem suas contas (Foto: Divulgação)

O advogado Rofis Elias Filho alertou, em sua coluna no TecMundo, que é muito difícil recuperar uma conta invadida no Instagram. Ainda que o usuário siga os passos indicados na Central de Ajuda da rede.

Isso ocorre porque uma das primeiras ações do hacker ao invadir uma conta é trocar as informações de contato. Desse modo, quando o usuário que teve sua conta roubada solicita a recuperação ao Instagram, ele fica sem meios para comprovar que é o verdadeiro dono do perfil.

Ainda de acordo com o advogado, pagar uma empresa para intermediar o processo de recuperação de conta é outra medida pouco eficaz. Segundo ele, essas agências podem, no máximo, negociar com o invasor um valor para a devolução do perfil.

O que fazer para evitar que sua conta no Instagram seja invadida?

A melhor maneira de evitar ter a conta do Instagram invadida é investir em segurança. Conforme as informações do blog da rede social, os usuários podem investir nas seguintes precauções para proteger seus perfis:

  • Autenticação de dois fatores: nada mais é que o uso de dois componentes diferentes para identificação do usuário. O recurso permite a utilização do WhatsApp, número de telefone ou um aplicativo de autenticação, como o Duo Mobile ou o Google Authenticator para proteger a conta.
  • Ative a solicitação de login: com a autenticação de dois fatores ativada, o Instagram sempre alertará o usuário quando alguém tentar se conectar à conta por meio de um dispositivo ou navegador diferente. Assim, o dono do perfil pode aprovar ou recusar de imediato a solicitação em seus dispositivos conectados. Além disso, é possível verificar a lista dos dispositivos que entraram recentemente na sua conta do Instagram. Para isso, basta acessar “Configurações”, “Segurança” e “Atividade de login”.
  • Número de telefone e e-mail atualizados: o e-mail e os números de telefone associados ao dispositivo do usuário devem estar sempre atualizados. Assim, se algo suspeito acontecer com a conta, o Instagram conseguirá comunicar o dono do perfil mais facilmente.

Segundo a rede social, essas ações permitem a recuperação da conta, mesmo que um hacker altere as informações do usuário.

É importante ficar atento aos meios de comunicação oficial do Instagram

Além disso é preciso ficar atento, pois o Instagram nunca enviará uma mensagem direta para você. O contato oficial da rede é feito por meio da aba “E-mails do Instagram”, nas configurações da conta.

Assim, se você receber uma mensagem informando que sua conta corre risco de ser banida por violação das políticas sobre propriedade intelectual ou que as suas fotos estão sendo compartilhadas em outro lugar, saiba que isso se trata de um golpe.

O ideal ao se deparar com uma mensagem dessas é denunciar o conteúdo e bloquear o perfil que entrou em contato.

Veja também: [+] Pacote Full Stack para Iniciantes em Programação.

*Com informações do blog oficial do Instagram e do Tecmundo*


Usa TELEGRAM?!

Venha participar do nosso Grupo Exclusivo de Ofertas e Descontos do Programadores Brasil. Aqui você encontra os melhores preços para Notebooks, Celulares, Tablets, Headsets e eletrônicos em geral! Acesse: https://t.me/progbrasilcupons https://t.me/progbrasilcupons


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Últimas Notícias