Python supera Java e JavaScript como linguagem de programação mais popular, pela primeira vez, em 20 anos. Saiba mais - Programadores Brasil
Linguagens de programação

Python supera Java e JavaScript como linguagem de programação mais popular, pela primeira vez, em 20 anos. Saiba mais

2 Mins read

Pela primeira vez, em mais de 20 anos, a linguagem de programação Python superou Java, JavaScript e C como a linguagem mais popular. Os rankings atualizados de outubro revelaram a conquista via Tiobe, um índice que calcula as descobertas com base em pesquisas na web.

Veja também: Confira os 3 Melhores Cursos para Aprender Python

Python supera Java e JavaScript como linguagem de programação mais popular, pela primeira vez, em 20 anos. (Imagem: Divulgação/Techspot)

Portanto, a Tiobe, empresa especializada em avaliar e monitorar a qualidade de software, acompanhou a popularidade das linguagens de programação nas últimas duas décadas. Para esclarecer, ela realiza consultas em sites de busca e sites populares, incluindo Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia e YouTube para montar seu índice. Então, um total de 25 mecanismos de pesquisa e sites são examinados no processo.

No entanto, o índice não trata da melhor linguagem de programação em si ou da linguagem na qual a maioria das linhas de código foi escrita, mas estritamente da quantidade de pesquisas por linguagens nos motores de busca. Portanto, embora alguns possam não levar a sério o feito alcançado pelo Python com base na metodologia usada, ainda é um marco importante, visto que é a primeira vez em 20 anos que o Python está no topo do ranking.

Veja também: Confira os 3 Melhores Cursos para Aprender Python

Python‘, que começou como uma linguagem de script simples, como uma alternativa ao Perl, amadureceu. Sua facilidade de aprendizado, sua enorme quantidade de bibliotecas e seu uso difundido em todos os tipos de domínios tornaram-na a linguagem de programação mais popular de hoje “, disse o CEO da Tiobe, Paul Jansen.

Para esclarecer, conforme mostrado na lista ‘Linguagem de Programação do Ano‘ da Tiobe, premiada por ter o maior aumento nas avaliações em um ano, Python se manteve na conversa entre as outras linguagens populares desde 2007, vencendo quatro vezes.

O Python no topo do índice, no entanto, não foi necessariamente devido a um aumento nas pesquisas. Em vez disso, outras linguagens que caíram nas pesquisas viram que uma participação de 11,27% do Python era suficiente para assumir a liderança. Já a C caiu 5,79% em comparação com outubro de 2020 para uma participação de 11,16% no índice. Enquanto Java caiu de 2,11% para 10,46%.

Veja também: Confira os 3 Melhores Cursos para Aprender Python

Por outro lado, outras linguagens que completaram as 10 primeiras no índice de outubro foram C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, SQL, PHP e Assembly Language.

Por fim, uma pesquisa de 2020 com base em 17 mil respostas de desenvolvedores mostrou como JavaScript continuou a ser a linguagem de programação mais usada. O relatório também revelou que o Python adicionou 2,2 milhões de desenvolvedores, principalmente, devido ao aumento do aprendizado de máquina e da ciência de dados.

*Com informações Techspot*


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *